Guia para Internações

Guia para Internações

Especialidades Médicas
Convênios
Guia de Informaçõe para Internações
Maternidade
Pronto Atendimento
Especialidades Médicas

Ser um Hospital com atuação em mais de 40 áreas médicas é uma tarefa que exige disciplina, dedicação e muito trabalho. Atendemos pacientes de 18 municípios e possuímos uma equipe de colaboradores eficientes e capacitados.

 

Conheça as áreas de atuação que você encontra na Santa Casa de Barretos:

 

• Cirurgia Plástica• Neurologia
• Cirurgia Pediátrica• Neurocirurgia
• Cirurgia Torácica• Ortopedia e Traumatologia
• Dermatologia• Oftalmologia
• Endocrinologia• Otorrinolaringologia
• Gastroenterologia• Pediatria
• Ginecologia e Obstetrícia• Pneumologia
• Infectologia• Psiquiatria
• Medicina Intensiva• Radiologia e Diagnóstico por Imagem
• Nefrologia• Reumatologia

Ainda conta com habilitações referente à Rede de Alta Complexidade de Ortopedia e Neurocirurgia, Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência e Terapia Renal Substitutiva.
Convênios

A Santa Casa de Barretos trabalha com diversos convênios. Verifique se o seu plano é credenciado com o nosso Hospital.

 

• Abrange

• Interclínicas (S.C.S.)
• AGF Saúde• Life Empresarial
• Allians Saúde• Marítima Seguros
• Amas - Externo• Medial Saúde
• Apas• Medservice
• Assefaz• Metropolitan
• Blue Life/Amil• Notre Dame
• Caasp• Plamtel
• Cabesp• Petrobras
• Cassi• Sabesprev
• Distrib. Petrobras• Santa Casa Saúde
• Economus• Saúde Bradesco
• Federação (Unimed)• Santas Casas Unidas
• Furnas• Sempre Saúde
• Gama• Sul América
• Geap• Unibanco
• Iamspe• Unimed
Guia de Informaçõe para Internações

Este guia foi preparado especialmente para orientar algumas rotinas importantes para você neste momento. Pedimos que leia com calma e atenção.  Após a leitura compartilhe as informações adquirida com o paciente, familiares e visitantes. Desta forma você poderá contribuir para que a estadia no hospital seja breve e harmoniosa.

 

Circulação em Áreas do Hospital

•  Acompanhantes e visitantes devem manter sempre o crachá de identificação em local visível;

• A circulação de acompanhantes dentro da unidade é restrita, devendo manter-se ao lado do paciente que está acompanhando;

•  O silêncio no ambiente hospitalar é fundamental para a recuperação dos pacientes;

• “NÃO FUME” em áreas internas do hospital e contribua para transformar este espaço de cuidado à saúde em uma área livre de tabaco.

 

Visita de Religiosos

Será permitida a partir da solicitação do paciente ou familiar.

É necessário apresentação da credencial de membro religioso.

 

Alimentação

O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital atua na assistência ao paciente para a definição adequada da sua dieta. Por esse motivo, não é permitido a entrada de alimentos nas dependências do hospital. Em caso de dúvidas, requerer orientação do enfermeiro da unidade, que solicitará avaliação ao Serviço de Nutrição e Dietética do hospital.

A cantina do hospital está localizada no térreo e pode ser utilizada pelos visitantes e acompanhantes. Pedimos que o paciente se alimente somente da dieta prescrita e fornecida pelo hospital.

 

Equipamentos Eletrônicos

Em respeito aos demais pacientes, a instalação de equipamentos no quarto (TV, rádio, DVD), depende da autorização prévia, por escrito, do enfermeiro da unidade.

O Hospital não se responsabilizará em caso de esquecimento, perda, dano ou furto de objetos de valor ou de uso pessoal como: celular, notebook, tablet, rádio, aparelhos auditivos, dentaduras, óculos, etc.

 

Alta

Assim que houver a informação da alta médica, o paciente e acompanhante deverão aguardar as orientações do enfermeiro da unidade que procederá a liberação e alta.

Os pacientes que necessitarem de seguimento no ambulatório terão sua consulta agendada no momento da alta. 

 

Horários de Visita

Clínica e Maternidade (SUS e Convênio) – 10h às 20h.
Clínica Psiquiátrica – 10h às 11h às 15h às 16h;
UTI Adulto – 15h às 15h30;
Sala de Monitoração e Sala de Emergência – A partir das 15h30;
Repouso do Pronto Socorro – 07h30 às 8h  07h30;


UTI Neonatal e Pediátrica:

Mamãe e Papai – 11h às 11h30 e 18h às 18h30;
Avós – Terça e Quinta-feira – 15h30 às 16h;
Tios – Quarta-feira – 15h30 às 16h;

Berçário:
Mamãe – (acompanhamento livre) – até as 21h;
Papai – 1 hora por dia (livre) – Entrada até as 19h;
Irmãos – Sexta-feira – 11h às 11h30 e 18h às 18h30;
Avós – Terça e Quinta-feira – 16h às 16h30;
Tios e outros visitantes (entrada de 2 pessoas) – Quarta-feira – 18h às 18h30;

 

Medidas de Segurança

A presença de acompanhante e do visitante é de extrema importância no processo de tratamento do paciente. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados durante sua permanência no hospital para evitar contaminações e proliferações de doenças:

  • É importante sempre higienizar as mãos antes e após a permanência no quarto. Não hesite em perguntar ou lembrar ao profissional de saúde sobre a higiene das mãos;
  • Se atente a todas as recomendações e instruções que lhe forem transmitidas pelos profissionais de saúde que prestam atendimento;
  • O leito é de uso exclusivo do paciente;
  • Informamos que a troca de lençol será realizada a cada 48 horas;
  • A manipulação de equipamentos, alteração de gotejamento de soro/medicação, curativo e banho são procedimentos de responsabilidade da equipe de enfermagem, que deve ser chamada pelo acompanhante sempre que necessário;
  • Não trazer flores para pacientes internados: elas podem transportar bactérias, insetos e outros micro-organismos;
  • Não fazer visitas quando você estiver com doenças infectocontagiosas, como resfriado, gripe, diarréia, machucado, sarampo ou catapora;
  • Siga corretamente todas as orientações dos profissionais, assim você estará colaborando para a melhora do paciente;
  • Não oferecer gorjeta aos colaboradores e não pagar nenhum procedimento diretamente ao profissional. Caso seja necessário realizar algum pagamento, direcione-se ao caixa (1º andar). Qualquer dúvida poderá ser esclarecida na Internação ou Ouvidoria;
  • O hospital não permite a entrada de crianças menores de 12 anos, a partir desta idade, entrada somente com apresentação do RG;

Acompanhante 

  1. Ter um acompanhante é uma escolha do paciente maior de 18 anos, quando consciente e orientado ou, em casos de pacientes menores ou impossibilitados, seus acompanhantes serão designados por seu representante;
  2. Pode colaborar com a equipe no sentido de fornecer informações necessárias para o tratamento do paciente e ser multiplicador dessas informações obtidas durante a internação a outros familiares;
  3. O acompanhante deve utilizar a etiqueta de identificação fornecida pela recepção;
  4. Sugerimos aos acompanhantes o uso adequado de roupas no ambiente hospitalar, evitando o uso de short, calçados abertos, roupas curtas, com decotes e transparência, assim, a sua segurança e a do paciente não será prejudicada;

Direitos do Paciente, Familiar e Acompanhante

  1. Ser compreendido e acolhido com respeito e atenção em suas necessidades;
  2. Escolher um representante para acompanhar seu tratamento, como também de restringir o acesso de visitantes durante seu período de internação;
  3. Saber o nome, categoria profissional e a função de quem está lhe prestando assistência;
  4. Ter respeitado suas crenças e valores;
  5. Receber ou recusar apoio moral, psicológico, social e religioso;
  6. Ter garantido a sua segurança, integridade, repouso, privacidade e individualidade;
  7. Não sofrer qualquer tipo de discriminação;
  8. Ter confidencialidade e sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à Saúde Pública;
  9. Participar do processo de cuidado, recebendo informações que o auxiliem na tomada de decisão;
  10. Consentir ou recusar, de forma livre e voluntária, após esclarecimentos e adequada informação, os procedimentos ou tratamentos a serem realizados. A recusa está condicionada a ausência de risco iminente de morte;
  11. Retirar o consentimento, a qualquer instante, antes da execução de quaisquer procedimentos, desde que não haja risco iminente de morte;
  12. Receber informações claras, objetivas e compreensíveis, com linguagem adaptada à sua condição cultural, sobre exames, tratamentos e ações propostas, com seus riscos, benefícios e alternativas, assim como recusar-se a recebê-las;
  13. Ter avaliação, orientação e controle adequado da dor;
  14. Ter acesso a seu prontuário e resultados de exames realizados;
  15. Autorizar um representante legal ou familiar para ter acesso às suas informações médicas;

Deveres do Paciente, Familiar e Acompanhante

  1. Fornecer informações precisas e completas sobre assuntos relacionados à sua saúde;
  2. Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento;
  3. Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe.
  4. Cumprir os regulamentos e preservar os recursos da Instituição e do ecossistema.
  5. Respeitar os direitos dos demais pacientes e dos profissionais da Instituição.

 

Dicas Úteis

O que trazer para o hospital?


Internação:

Roupas e produtos de higiene pessoal como escova e creme dental, produtos que você utilizará para higiene do cabelo, anti-transpirante e sabonete (se possível, dê preferência ao sabonete líquido).

No setor de Psiquiatria, é proibido a entrada de aparelho de barbear ou outro instrumento cortante, os produtos de higiene pessoal citados acima deverão ser entregues a equipe de enfermagem e serão fornecidos ao paciente no momento do uso.

Maternidade:

A lista da maternidade tanto da mamãe, como a do bebê poderá ser retirada junto ao setor de internação.

UTI:

Produtos de higiene pessoal como escova e creme dental, produtos que você utiliza para higiene do cabelo, anti-transpirante e sabonete (se possível, dê preferência ao sabonete líquido).

 

Maternidade

Horário de Visitas e Atendimento

Permitem-se visitas todos os dias, com documento de identidade.nene

Quartos Coletivos: Diariamente das 10h às 20h.
Apartamentos: Diariamente das 10h às 20h.
Berçário: Diariamente das 11h às 11h30 e das 18h às 18h30.

Para a Mamãe é permitido livre acesso das 6h às 21h.

Atenção: Horários especiais para o Papai, Avós, Irmãos e Titios.

 

Centro Obstétrico

A Mamãe ao ganhar o Bebê tem direito a um acompanhante de sua escolha, e 5 pessoas para assistir o banho do Bebê na sala de parto, depois poderão ir para a maternidade e permanecer por 30 minutos, os outros filhos da mamãe também podem visitá-la.

 

UTI Neonatal

Nós sabemos o quanto é difícil receber a notícia, que o seu bebê não está pronto para ir para casa, depois de meses de espera.

Na Santa Casa de Misericórdia de Barretos o seu filho encontrará uma completa estrutura hospitalar e uma equipe médica altamente qualificada. A nossa UTI neonatal é referência em nossa região com profissionais especializados em diversas áreas, e por ser equipada e capaz de oferecer toda assistência necessária a esses pequenos pacientes.

Atendemos recém-nascidos clinicamente doente, prematuros de baixo peso e casos de gestações múltiplas. Possuímos um suporte completo para cirurgia neonatal, inclusive cirurgia cardíaca.

O nosso espaço é humanizado, a temperatura é adequada às necessidades dos bebês e a iluminação é controlada para preservar seu período de descanso.

Visitas: Para pais e familiares, diariamente: das 11h às 11h30 e das 18h às 18h30.
O boletim médico aos pais é fornecido diariamente das 11h às 11h30 e das 18h às 18h30.

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Fotógrafos na Maternidade

Veja a lista abaixo, das empresas e profissionais capacitados, para realizar serviços de foto e vídeo dentro das dependências da Maternidade da Santa Casa de Barretos.


Jairo Roberto Mathias - 3322-4105/ 17 99109

Jhenifer - (17) 99105-0479 / (17) 3322-8774

Daniel -  (17) 99708-2170 / (17) 3043-4133

 

Registro do Recém Nascido

É realizado o registro de todos os recém-nascidos, antes da alta hospitalar. Colaboradoras dos cartórios do 1º e 2º Subdistritos de Barretos estão todos os dias na maternidade, de segunda à quinta-feira, à partir das 9 horas e na sexta-feira, à partir das 15 horas, e permanecem até o término de todos os registros do dia. A Certidão de Nascimento do Bebê é confeccionada e impressa de forma gratuita.

Documentos necessários para efetuar o registro do recém-nascido:

Se casados - pai e mãe do bebê: certidão de casamento original, CPF de ambos, comprovante de residência, CNS (Cartão Nacional do SUS) da mamãe.

Se não casados - pai e mãe do bebê: RG original ou certidão de nascimento de ambos, CPF de ambos, comprovante de residência, CNS (Cartão Nacional do SUS) da mamãe.


ATENÇÃO:
Para registrar o bebê, os pais devem estar presentes na maternidade.

Mamãe em processo de separação ou divorciada, deve apresentar um documento que comprove.


Cartão Nacional do SUS (CNS)

Após o nascimento do recém-nascido é realizado o CNS para todos os bebês que forem registrados, exceto para o recém-nascido sem o registro de nascimento, que nascem e vão para UTI Neonatal e/ou Berçário.

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Projeto Mãe Cegonha

A Santa Casa de Barretos prepara as futuras mamães, oferecendo palestras, que são ministradas pela equipe multiprofissional do nosso hospital e, ainda, possuem a oportunidade de conhecer o ambiente onde terão o seu bebê.

Participe!

Os encontros são realizados todas as terças-feiras, quinzenalmente, das 13h15min às 15h30min e das 19h15min às 21h.

Faça já a sua inscrição na UBS que você faz o seu pré-natal e seja bem-vinda aos nossos encontros.

Mais informações: 17) 3321 2500 – Maternidade.

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Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento da Santa Casa de Barretos oferece aos seus pacientes uma equipe multidisciplinar com profissionais qualificados, para o atendimento de urgência e emergência nas áreas de:

 

• Clínica Médica

• Clínica Cirúrgica

• Ortopedia e traumatologia

• Pediatria

 

Dispomos de uma área específica para as urgências pediátricas, com retaguarda de Terapia Intensiva, priorizando aspectos técnicos sempre com o atendimento humanizado.

Contamos com um posto de laboratório de análises clínicas, raio X e estamos localizados numa área estratégica do Hospital, com entrada própria, estacionamento fácil para deixar o paciente e atendimento 24 horas.

O atendimento prioriza os casos mais graves. É realizado uma triagem por enfermeiros que seguem a Classificação do Protocolo de Manchester, promovendo mais agilidade e segurança ao paciente, pois o atendimento se dá pela gravidade do quadro clínico, e não pela ordem de chegada.

Informações – (17) 3321-2500