Contraste nos exames de imagem, o que é preciso saber

A Santa Casa de Misericórdia de Barretos que temporariamente estava atendendo as demandas de Tomografia nas carretas na parte externa do hospital, conta agora com as modernas instalações do pronto atendimento inaugurado em Dezembro/2018.

Mas quando o médico solicita fazer esses exames, às vezes pode causar certa tensão em algumas pessoas. Quando se trata de procedimento com uso de contraste, a preocupação aumenta. Justamente porque sempre existiram várias teorias de efeitos adversos sobre como ele age no organismo, mas que nem sempre são verdades.

O contraste consiste naquela substância transparente usada para detectar diagnósticos de difícil precisão. Em grande parte das vezes, a realização tradicional do exame já possibilita ao radiologista, por exemplo, diagnosticar o que ele precisa, mas existem casos em que os vasos sanguíneos, órgãos e demais tecidos não ficam tão claros quanto se esperava. E é aí que entra o contraste que, a depender da técnica, é realizado como exame para obtenção de difíceis imagens que melhor capturam órgãos como estômago, duodeno, útero, etc. Nem sempre os riscos a que se referem ao contraste são verdadeiros e as pessoas precisam procurar saber mais antes de passar pelo exame. Entender melhor qual sua real importância e suas eventuais contraindicações é  fundamental para poder superar esse medo e, por consequência, aumentar muito a precisão dos diagnósticos.

A coordenadora do serviço de diagnóstico por imagem da Santa Casa, Enf.ª Polyana C. da Silva nos respondeu algumas dúvidas frequentes:

Quais os procedimentos que precisam usar contraste?
R: Tomografia ,Ressonância e Seriografia ,o Médico avalia se tem a necessidade ou não da administração do contraste.

O procedimento com contraste dói?
R: Não dói, porém pode apresentar reações como : gosto amargo na boca, sensação que vai  urinar e corpo quente .

A precisão do diagnóstico através desse exame é melhor e a única forma de detectar certas patologias?
R: Sim

O exame de contraste traz danos ao organismo?
R: Caso o paciente esteja com a dosagem de creatinina nos parâmetros normais, nada ocorrerá, do contrário pode ocorrer um possível evento.

O paciente pode escolher se pode usar o contraste ou não?
R: Sim ele assina um termo autorizando ou não o contraste