| Notícias

Insolação: aproveite o verão com consciência!

O verão é o período em que nos preparamos para fazer uma viagem à praia ou passar o dia no parque aquático ou piscina, porém, é preciso tomar alguns cuidados para que aproveite esses dias com muita diversão e saúde. Um quadro comum que surge nesta época é a Insolação.

O que é Insolação?
Esta doença é uma condição provocada pela exposição excessiva ao sol e ao calor intenso, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. Ela ocorre quando a temperatura do corpo ultrapassa os 40°C.

A insolação merece atenção especial pois pode ser fatal. O aumento rápido de temperatura corporal resulta na perda de muita água, sais e nutrientes importantes para a manutenção e equilíbrio do organismo.

Suas causas podem ser a exposição prolongada e excessiva ao sol e calor – normalmente em ambientes muito pequenos ou situações que provoquem o aumento rápido da temperatura -, usar excesso de roupas no calor ou ficar sem se hidratar por muito tempo.

Quais são os sintomas?

Alguns sintomas podem surgir lentamente, como um alerta. Portanto, nas condições citadas, se atente aos sinais de dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental.

Em casos mais graves, os sintomas surgem bruscamente, podendo ser respiração rápida e difícil, palidez (às vezes acompanhada de desmaio), temperatura do corpo muito elevada e extremidades arroxeadas.

Ao presenciar um caso de insolação procure imediatamente a UPA ou acione o SAMU-192. No entanto, enquanto aguarda a chegada de um médico, será preciso realizar algumas ações para abaixar a temperatura corporal da pessoa, lenta e gradativamente, como:

– Remover a pessoa para um lugar fresco, à sombra e ventilado;
– Tirar o máximo de roupas;
– Se estiver consciente, mantenha a pessoa em repouso e com a cabeça elevada;
– Ofereça bastante água ou líquidos frios. (Atenção: Não dê bebida alcoólica, refrigerante);
– Aplique compressas de água fria na testa, pescoço, axilas e virilha.

Como se prevenir?

Tomando algumas medidas simples, você conseguirá se cuidar e escapar da insolação. Portanto, evite permanecer muito tempo sob exposição do sol, use roupas mais leves e de cores claras, beba muita água para se hidratar, evite permanecer muito tempo dentro do carro em dias de muito sol, consuma alimentos leves e abuse do protetor solar.

Lembre-se: Somente médicos devidamente habilitados podem indicar tratamentos e receitar medicamentos. A insolação é uma doença grave e precisa de atendimento médico imediato, a fim de evitar complicações graves.

Fonte: Saúde de A a Z – Ministério da Saúde

Notícias