O Atendimento no P.S. da Santa Casa

A “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde” traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro um atendimento digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado.

1 – Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.

2 – Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.

3 – Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.

4 – Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.

5 – Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada.

6 – Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.

A íntegra da carta está disponível em PDF no site do Ministério da Saúde va seguir: http://bit.ly/31yVKeP

Mudanças no atendimento do P.S.

A partir do dia 04 de novembro, o Pronto-Socorro Adulto e Infantil da Santa Casa de Barretos passa a atender exclusivamente casos direcionados pelo SAMU ou através da UPA.

Não deixaremos de receber pacientes, apenas faremos atendimentos encaminhados pelos serviços de saúde adequados.

O primeiro atendimento deve ser realizado pela equipe do SAMU ou da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que possui total capacidade e estrutura para realizar o diagnóstico e direcionar para a Santa Casa, caso haja necessidade.

A orientação é do Ministério da Saúde, que direciona aonde os pacientes deverão receber o atendimento médico de acordo com sua gravidade e complexidade, segundo a Portaria n° 386 do Ministério da Saúde.

O Ouvidor atua na linha da mediação de conflitos e orientação, tendo em vista a legislação vigente e as normas institucionais, contribuindo para o aumento da satisfação do usuário/paciente e para a melhoria dos serviços, favorecendo ao mesmo tempo o cliente e a instituição.

Sendo assim, o Ouvidor atua como um elo entre o usuário, a instituição e as equipes dentro do serviço de saúde.

Por isso, as redes sociais não devem ser canais de propagação das reclamações que envolvem a Santa Casa, e sim a Ouvidoria. O usuário do SUS deve utilizar os canais de atendimento da ouvidoria da Santa Casa de Misericórdia de Barretos para reclamações, elogios, informações e sugestões.

Como Contatar a Ouvidoria

Telefones: (17) 3321-2592 ou (17) 3321-2500 nos ramais: 592 e 524, de segunda à sexta-feira, das 07:00 às 16:00 hrs.

Atendimento presencial: de segunda à sexta-feira, das 07:00 às 16:00 hrs. Exceto feriados.

Envio de correspondência: Avenida 23, nº 1208 – CEP:14780-320 Barretos – SP.

E-mail: ouvidoria@santacasabarretos.com