O que é alergia?

A alergia é uma resposta do sistema imunológico as possíveis ameaças e invasores, sejam elas substâncias ou agentes agressivos ao organismo.

Geralmente, as alergias são de origem genética, mas só apresentam sintomas dependendo da exposição do indivíduo aos reagentes como insetos, alimentos, fungos, pólen e pelos de animais.

As alergias podem acontecer em qualquer etapa da vida e em todas as faixas etárias, um fato que preocupa a população.

Por esse motivo, as alergias merecem total atenção, pois, conhecê-las e saber como tratá-las significa melhorar a sua qualidade de vida.

Os principais tipos de alergias que atingem a população são as respiratórias e alimentares.

Rinite alérgica

Rinite alérgica é uma série de reações de defesa do sistema imunológico na tentativa de combater a invasão de agentes alergenos.

Os principais sintomas de rinite são:

Espirros;
coceira na garganta, olhos e ouvidos;
nariz entupido;
irritação nos olhos;
olhos avermelhados;
secreção nasal.

Quando não tratada da maneira correta, o estado de uma pessoa com rinite pode se agravar gerando outras doenças respiratórias como a Sinusite e Amigdalite.

Geralmente, as reações causadas pela rinite alérgica são oriundas do contato de um indivíduo com agentes alergenos provocadores das crises, que podem ser:

Alergia a fungos (mofo)

Os fungos são seres microscópicos que vivem principalmente nos ambientes úmidos e mal ventilados.

Ao inalar o ar de um ambiente com a presença de fungos, a pessoa apresenta uma série de sintomas como:

Espirros;
coceira na garganta;
olhos lacrimejantes;
ouvido entupido.

A forma mais comum dos fungos no ambiente é o mofo, que pode habitar os armários, banheiros, guarda-roupas, locais com poeira e ambientes que possuem ar condicionado.

É importante que o paciente alérgico aos fungos procure um alergista, ele indicará o melhor e mais adequado medicamento para conter as crises alérgicas e os cuidados a serem tomados para impedir a proliferação de fungos nos ambientes.

Alergia a ácaros

Os ácaros são os responsáveis por grande parte das alergias respiratórias. Seu alto grau de alergenicidade se dá por serem seres microscópicos que se alimentam da descamação da pele de outros seres.

E produzem fezes que são prejudiciais para o sistema respiratório dos seres humanos.

Eles estão espalhados por toda parte (colchões, travesseiros, tapetes etc.) e seu desenvolvimento se dá em:

Ambientes acima de 50% de umidade do ar;
temperaturas entre 18 a 26 graus;
pouca luminosidade;
muita poeira.

Alergia a pelos

Este tipo de alergia é causada por meio do contato de pessoas alérgicas com animais que contém pelos como cães e gatos.

É importante saber que o pelo desses animais não são prejudiciais à saúde, porém, quando em contato com a urina e a saliva dos animais se tornam mais alérgenos e danosos.

Alergia a pólen

O pólen é composto por partículas de angiospermas produzidas pelas flores para serem espalhados pelo ar.

Durante os períodos de polinização, o ar acaba por ficar carregado de pólen, o que pode desencadear em uma reação alérgica.

Tratamento para alergia respiratória

Identificar qual é o tipo da sua alergia é o primeiro passo para se prevenir de complicações.

Busque o acompanhamento de um médico alergista e descreva os sintomas da sua alergia, saiba narrar em detalhes, essas informações são importantes tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento.

Somente o tratamento contínuo pode manter o paciente livre das alergias respiratórias, utilizar medicamentos para controle das crises como anti-histamínicos e se manter livre da exposição de alérgenos é uma boa solução.

Saiba o que são as alergias alimentares

Muitas pessoas sofrem com reações adversas aos alimentos, mas na sua maioria elas surgem pela intoxicação via ingestão das toxinas presentes em determinados tipos de comida.

Casos de alergia alimentar geralmente estão ligados à resposta do sistema imunológico as substâncias contidas em alguns alimentos.

Entre as principais reações alérgicas estão:

Reações dermatológicas: inflamações e surgimento de manchas avermelhadas na pele (Urticárias e Dermatite);

gastrointestinais: dores e desconforto estomacal;
anafilaxia: Inchaço causado pela exposição demasiada ao alérgeno.

Alguns alimentos podem causar alergia, são eles:

Ovo;
amendoim;