| Notícias

Residentes atendem pacientes sem supervisão de um médico responsável?

Desde 2016, com a mudança para a nova gestão, a Santa Casa de Misericórdia de Barretos passou por uma série de melhorias e, entre elas, ganhou o credenciamento de novos programas de Residência Médica. Além da modernização, também começou a receber recursos que permitem o desenvolvimento e melhorias em sua prestação de serviços de saúde.

Atualmente, a Santa Casa possui 7 programas de residência médica (Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia, Dermatologia e Medicina de Emergência) credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM, com regulamentação e reconhecimento do Ministério da Educação – MEC.

Mas o que é Residência Médica?
A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada aos médicos, que a partir do cumprimento integral, dentro de uma determinada área, confere ao médico residente o título de especialista. Este médico já é formado, mas continua sob tutela de um médico mais experiente.

Os médicos residentes são profissionais de vários estados do país e também de diversas faculdades, com a oportunidade de atuar e aprender na Santa Casa, seguindo todos os critérios e regulamentação do MEC.

Para fazer parte de um dos programas de Residência Médica da Santa Casa, o médico precisa ser aprovado no concorrido processo seletivo realizado pela Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo, conhecido por “Prova do SUS” e regida por um edital. Após se classificarem, o candidato é chamado para efetuar sua matrícula e, conforme sua classificação, escolher qual das Instituições participantes quer realizar sua residência.

Os médicos residentes atendem os pacientes sem supervisão?

Mesmo sendo médicos formados, os residentes que atuam na Santa Casa de Barretos não atendem os pacientes sem a supervisão de um médico mais experiente. Como já foi dito, a Residência Médica é uma pós-graduação para esses médicos que, futuramente, pretendem se tornar especialistas e referências para outros residentes que virão.

A Santa Casa está sempre pronta para atendê-los e oferecer o melhor para cada caso e paciente, visando sempre a segurança da população e respeitando as diretrizes da Instituição.

Notícias