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Orientações sobre rotinas importantes do hospital

Este guia foi preparado especialmente para orientar algumas rotinas importantes para você neste momento. Pedimos que leia com calma e atenção. Após a leitura compartilhe as informações adquiridas com o paciente, familiares e visitantes. Desta forma você poderá contribuir para que a estadia no hospital seja breve e harmoniosa.

• Circulação em Áreas do Hospital

• Acompanhantes e visitantes devem manter sempre com o crachá de identificação em local visível;

• A circulação de acompanhantes dentro da unidade é restrita, devendo manter-se ao lado do paciente que está acompanhando; • O silêncio no ambiente hospitalar é fundamental para a recuperação dos pacientes;

• “NÃO FUME” em áreas internas do hospital e contribua para transformar este espaço de cuidado à saúde em uma área livre de tabaco.

• Por se tratar de um ambiente com pessoas que precisam de cuidados médicos, o uso de máscara é obrigatório, tanto na entrada quanto nos corredores.

Clique no item abaixo para obter mais informações

• Visita de Religiosos

Será permitida a partir da solicitação do paciente ou familiar.

É necessário apresentação da credencial de membro religioso.

• Alimentação

O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital atua na assistência ao paciente para a definição adequada da sua dieta. Por esse motivo, não é permitido a entrada de alimentos nas dependências do hospital. Em caso de dúvidas, requerer orientação do enfermeiro da unidade, que solicitará avaliação ao Serviço de Nutrição e Dietética do hospital.

Hoje a Santa Casa conta com um serviço de alimentação, onde é servido café (manhã e tarde), almoço e janta para colaboradores, visitantes e acompanhantes. Há também máquinas de café e Snack Machine (máquina com vários tipos de salgadinhos e refrigerantes) das quais podem ser utilizadas. Porém, pedimos que o paciente se alimente somente da dieta prescrita e fornecida pelo hospital

 

• Equipamentos Eletrônicos

Em respeito aos demais pacientes, a instalação de equipamentos no quarto (TV, rádio, DVD), depende da autorização prévia, por escrito, do enfermeiro da unidade.

O Hospital não se responsabilizará em caso de esquecimento, perda, dano ou furto de objetos de valor ou de uso pessoal como: celular, notebook, tablet, rádio, aparelhos auditivos, dentaduras, óculos, etc.

• Alta Hospitalar

Assim que houver a informação da alta médica, o paciente e acompanhante deverão aguardar as orientações do enfermeiro da unidade que procederá a liberação e alta.

Os pacientes que necessitarem de seguimento no ambulatório terão sua consulta agendada no momento da alta. 

• Horários de Visita

Clínicas (SUS e Convênio) – 10h00 às 20h00;
Clínica Psiquiátrica – 10h00 às 11h00 e 15h00 às 16h00;
UTI 3º e 6º andar
Visita de 2 pessoas – 15h00 às 16h00;
Troca de Acompanhante: 07h00 às 09h00 e 17h30 às 19h00

Repouso do Pronto Socorro
Visita de 2 pessoas / 10h00 às 20h00;
Troca de Acompanhante / 07h30 às 08h00;
UTI Neonatal e Pediátrica:
12h00 às 12h30 e 18h00 às 18h30;
Horário especial para Avós – Terça e Quinta-feira – 15h30 às 16h00;
Horário especial para Tios – Quarta-feira – 15h30 às 16h00;

Berçário:
Pais – Tempo livre;
Horário especial para Irmãos – Sexta-feira – 16h00 às 16h30;
Horário especial para Avós – Terça e Quinta-feira – 16h00 às 16h30;
Horário especial para Tios – Quarta-feira – 16h00 às 16h30;
Visita de 2 pessoas / 11h00 às 11h30 e 18h00 às 18h30.

• Medidas de Segurança

A presença de acompanhante e do visitante é de extrema importância no processo de tratamento do paciente. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados durante sua permanência no hospital para evitar contaminações e proliferações de doenças:

  • É importante sempre higienizar as mãos antes e após a permanência no quarto. Não hesite em perguntar ou lembrar ao profissional de saúde sobre a higiene das mãos;
  • Se atente a todas as recomendações e instruções que lhe forem transmitidas pelos profissionais de saúde que prestam atendimento;
  • O leito é de uso exclusivo do paciente;
  • Informamos que a troca de lençol será realizada a cada 48 horas;
  • A manipulação de equipamentos, alteração de gotejamento de soro/medicação, curativo e banho são procedimentos de responsabilidade da equipe de enfermagem, que deve ser chamada pelo acompanhante sempre que necessário;
  • Não trazer flores para pacientes internados: elas podem transportar bactérias, insetos e outros micro-organismos;
  • Não fazer visitas quando você estiver com doenças infectocontagiosas, como resfriado, gripe, diarréia, machucado, sarampo ou catapora;
  • Siga corretamente todas as orientações dos profissionais, assim você estará colaborando para a melhora do paciente;
  • Não oferecer gorjeta aos colaboradores e não pagar nenhum procedimento diretamente ao profissional. Caso seja necessário realizar algum pagamento, direcione-se ao caixa (térreo). Qualquer dúvida poderá ser esclarecida na Internação ou Ouvidoria;
  • O hospital não permite a entrada de crianças menores de 14 anos, a partir desta idade, entrada somente com apresentação do RG;
  • O uso de máscaras é obrigatório em todo o hospital.
• Acompanhante
  • Ter um acompanhante é uma escolha do paciente maior de 18 anos, quando consciente e orientado ou, em casos de pacientes menores ou impossibilitados, seus acompanhantes serão designados por seu representante;
  • Para que acompanhantes e visitantes possam visitar o paciente no Hospital será necessário apresentar o documento de identidade na recepção da portaria central, para o recebimento do crachá, o qual deverá ser devolvido na saída.
  • O acompanhante deve utilizar o crachá de identificação fornecido pela recepção;
  • Pode colaborar com a equipe no sentido de fornecer informações necessárias para o tratamento do paciente e ser multiplicador dessas informações obtidas durante a internação a outros familiares;
  • Não apresentar sintomas de embriaguez ou utilização de drogas ilícitas;
  • Sugerimos aos acompanhantes o uso adequado de roupas no ambiente hospitalar, evitando o uso de short, calçados abertos, roupas curtas, com decotes e transparência, assim, a sua segurança e a do paciente não será prejudicada;
  • O hospital não se responsabilizará pela perda ou dano dos pertences ou valores do acompanhante.
  • O acompanhante e paciente fica responsável pela guarda e preservação do enxoval fornecido, como também o extravio do enxoval;  
• Direitos do Paciente, Familiar e Acompanhante
  1. Ser compreendido e acolhido com respeito e atenção em suas necessidades;
  2. Escolher um representante para acompanhar seu tratamento, como também de restringir o acesso de visitantes durante seu período de internação;
  3. Saber o nome, categoria profissional e a função de quem está lhe prestando assistência;
  4. Ter respeitado suas crenças e valores;
  5. Receber ou recusar apoio moral, psicológico, social e religioso;
  6. Ter garantido a sua segurança, integridade, repouso, privacidade e individualidade;
  7. Não sofrer qualquer tipo de discriminação;
  8. Ter confidencialidade e sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à Saúde Pública;
  9. Participar do processo de cuidado, recebendo informações que o auxiliem na tomada de decisão;
  10. Consentir ou recusar, de forma livre e voluntária, após esclarecimentos e adequada informação, os procedimentos ou tratamentos a serem realizados. A recusa está condicionada a ausência de risco iminente de morte;
  11. Retirar o consentimento, a qualquer instante, antes da execução de quaisquer procedimentos, desde que não haja risco iminente de morte;
  12. Receber informações claras, objetivas e compreensíveis, com linguagem adaptada à sua condição cultural, sobre exames, tratamentos e ações propostas, com seus riscos, benefícios e alternativas, assim como recusar-se a recebê-las;
  13. Ter avaliação, orientação e controle adequado da dor;
  14. Ter acesso a seu prontuário e resultados de exames realizados;
  15. Autorizar um representante legal ou familiar para ter acesso às suas informações médicas;
• Deveres do Paciente, Familiar e Acompanhante
  1. Fornecer informações precisas e completas sobre assuntos relacionados à sua saúde;
  2. Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento;
  3. Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe.
  4. Cumprir os regulamentos e preservar os recursos da Instituição e do ecossistema.
  5. Respeitar os direitos dos demais pacientes e dos profissionais da Instituição.
• O que trazer para o hospital?

Internação: Roupas e produtos de higiene pessoal como escova e creme dental, produtos que você utilizará para higiene do cabelo, anti-transpirante e sabonete (se possível, dê preferência ao sabonete líquido).

No setor de Psiquiatria, é proibido a entrada de aparelho de barbear ou outro instrumento cortante, os produtos de higiene pessoal citados acima deverão ser entregues a equipe de enfermagem e serão fornecidos ao paciente no momento do uso.

Maternidade: A lista da maternidade tanto da mamãe, como a do bebê poderá ser retirada junto ao setor de internação.

UTI: Produtos de higiene pessoal como escova e creme dental, produtos que você utiliza para higiene do cabelo, anti-transpirante e sabonete (se possível, dê preferência ao sabonete líquido).

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