Guia para Internações
Guia para Internações
Ser um Hospital com atuação em mais de 40 áreas médicas é uma tarefa que exige disciplina, dedicação e muito trabalho. Atendemos pacientes de 18 municípios e possuímos uma equipe de colaboradores eficientes e capacitados.
Conheça as áreas de atuação que você encontra na Santa Casa de Barretos:
• Cirurgia Plástica | • Neurologia |
• Cirurgia Pediátrica | • Neurocirurgia |
• Cirurgia Torácica | • Ortopedia e Traumatologia |
• Dermatologia | • Oftalmologia |
• Endocrinologia | • Otorrinolaringologia |
• Gastroenterologia | • Pediatria |
• Ginecologia e Obstetrícia | • Pneumologia |
• Infectologia | • Psiquiatria |
• Medicina Intensiva | • Radiologia e Diagnóstico por Imagem |
• Nefrologia | • Reumatologia |
Ainda conta com habilitações referente à Rede de Alta Complexidade de Ortopedia e Neurocirurgia, Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência e Terapia Renal Substitutiva.
A Santa Casa de Barretos trabalha com diversos convênios. Verifique se o seu plano é credenciado com o nosso Hospital.
• Abrange | • Interclínicas (S.C.S.) |
• AGF Saúde | • Life Empresarial |
• Allians Saúde | • Marítima Seguros |
• Amas - Externo | • Medial Saúde |
• Apas | • Medservice |
• Assefaz | • Metropolitan |
• Blue Life/Amil | • Notre Dame |
• Caasp | • Plamtel |
• Cabesp | • Petrobras |
• Cassi | • Sabesprev |
• Distrib. Petrobras | • Santa Casa Saúde |
• Economus | • Saúde Bradesco |
• Federação (Unimed) | • Santas Casas Unidas |
• Furnas | • Sempre Saúde |
• Gama | • Sul América |
• Geap | • Unibanco |
• Iamspe | • Unimed |
Este guia foi preparado especialmente para orientar algumas rotinas importantes para você neste momento. Pedimos que leia com calma e atenção. Após a leitura compartilhe as informações adquirida com o paciente, familiares e visitantes. Desta forma você poderá contribuir para que a estadia no hospital seja breve e harmoniosa.
Circulação em Áreas do Hospital
• Acompanhantes e visitantes devem manter sempre o crachá de identificação em local visível;
• A circulação de acompanhantes dentro da unidade é restrita, devendo manter-se ao lado do paciente que está acompanhando;
• O silêncio no ambiente hospitalar é fundamental para a recuperação dos pacientes;
• “NÃO FUME” em áreas internas do hospital e contribua para transformar este espaço de cuidado à saúde em uma área livre de tabaco.
Visita de Religiosos
Será permitida a partir da solicitação do paciente ou familiar.
É necessário apresentação da credencial de membro religioso.
Alimentação
O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital atua na assistência ao paciente para a definição adequada da sua dieta. Por esse motivo, não é permitido a entrada de alimentos nas dependências do hospital. Em caso de dúvidas, requerer orientação do enfermeiro da unidade, que solicitará avaliação ao Serviço de Nutrição e Dietética do hospital.
A cantina do hospital está localizada no térreo e pode ser utilizada pelos visitantes e acompanhantes. Pedimos que o paciente se alimente somente da dieta prescrita e fornecida pelo hospital.
Equipamentos Eletrônicos
Em respeito aos demais pacientes, a instalação de equipamentos no quarto (TV, rádio, DVD), depende da autorização prévia, por escrito, do enfermeiro da unidade.
O Hospital não se responsabilizará em caso de esquecimento, perda, dano ou furto de objetos de valor ou de uso pessoal como: celular, notebook, tablet, rádio, aparelhos auditivos, dentaduras, óculos, etc.
Alta
Assim que houver a informação da alta médica, o paciente e acompanhante deverão aguardar as orientações do enfermeiro da unidade que procederá a liberação e alta.
Os pacientes que necessitarem de seguimento no ambulatório terão sua consulta agendada no momento da alta.
Horários de Visita |
Clínica e Maternidade (SUS e Convênio) – 10h às 20h. |
Clínica Psiquiátrica – 10h às 11h às 15h às 16h; |
UTI Adulto – 15h às 15h30; |
Sala de Monitoração e Sala de Emergência – A partir das 15h30; |
Repouso do Pronto Socorro – 07h30 às 8h 07h30; |
Berçário: |
Medidas de Segurança
A presença de acompanhante e do visitante é de extrema importância no processo de tratamento do paciente. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados durante sua permanência no hospital para evitar contaminações e proliferações de doenças:
- É importante sempre higienizar as mãos antes e após a permanência no quarto. Não hesite em perguntar ou lembrar ao profissional de saúde sobre a higiene das mãos;
- Se atente a todas as recomendações e instruções que lhe forem transmitidas pelos profissionais de saúde que prestam atendimento;
- O leito é de uso exclusivo do paciente;
- Informamos que a troca de lençol será realizada a cada 48 horas;
- A manipulação de equipamentos, alteração de gotejamento de soro/medicação, curativo e banho são procedimentos de responsabilidade da equipe de enfermagem, que deve ser chamada pelo acompanhante sempre que necessário;
- Não trazer flores para pacientes internados: elas podem transportar bactérias, insetos e outros micro-organismos;
- Não fazer visitas quando você estiver com doenças infectocontagiosas, como resfriado, gripe, diarréia, machucado, sarampo ou catapora;
- Siga corretamente todas as orientações dos profissionais, assim você estará colaborando para a melhora do paciente;
- Não oferecer gorjeta aos colaboradores e não pagar nenhum procedimento diretamente ao profissional. Caso seja necessário realizar algum pagamento, direcione-se ao caixa (1º andar). Qualquer dúvida poderá ser esclarecida na Internação ou Ouvidoria;
- O hospital não permite a entrada de crianças menores de 12 anos, a partir desta idade, entrada somente com apresentação do RG;
Acompanhante
- Ter um acompanhante é uma escolha do paciente maior de 18 anos, quando consciente e orientado ou, em casos de pacientes menores ou impossibilitados, seus acompanhantes serão designados por seu representante;
- Pode colaborar com a equipe no sentido de fornecer informações necessárias para o tratamento do paciente e ser multiplicador dessas informações obtidas durante a internação a outros familiares;
- O acompanhante deve utilizar a etiqueta de identificação fornecida pela recepção;
- Sugerimos aos acompanhantes o uso adequado de roupas no ambiente hospitalar, evitando o uso de short, calçados abertos, roupas curtas, com decotes e transparência, assim, a sua segurança e a do paciente não será prejudicada;
Direitos do Paciente, Familiar e Acompanhante
- Ser compreendido e acolhido com respeito e atenção em suas necessidades;
- Escolher um representante para acompanhar seu tratamento, como também de restringir o acesso de visitantes durante seu período de internação;
- Saber o nome, categoria profissional e a função de quem está lhe prestando assistência;
- Ter respeitado suas crenças e valores;
- Receber ou recusar apoio moral, psicológico, social e religioso;
- Ter garantido a sua segurança, integridade, repouso, privacidade e individualidade;
- Não sofrer qualquer tipo de discriminação;
- Ter confidencialidade e sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à Saúde Pública;
- Participar do processo de cuidado, recebendo informações que o auxiliem na tomada de decisão;
- Consentir ou recusar, de forma livre e voluntária, após esclarecimentos e adequada informação, os procedimentos ou tratamentos a serem realizados. A recusa está condicionada a ausência de risco iminente de morte;
- Retirar o consentimento, a qualquer instante, antes da execução de quaisquer procedimentos, desde que não haja risco iminente de morte;
- Receber informações claras, objetivas e compreensíveis, com linguagem adaptada à sua condição cultural, sobre exames, tratamentos e ações propostas, com seus riscos, benefícios e alternativas, assim como recusar-se a recebê-las;
- Ter avaliação, orientação e controle adequado da dor;
- Ter acesso a seu prontuário e resultados de exames realizados;
- Autorizar um representante legal ou familiar para ter acesso às suas informações médicas;
Deveres do Paciente, Familiar e Acompanhante
- Fornecer informações precisas e completas sobre assuntos relacionados à sua saúde;
- Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento;
- Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe.
- Cumprir os regulamentos e preservar os recursos da Instituição e do ecossistema.
- Respeitar os direitos dos demais pacientes e dos profissionais da Instituição.
Dicas Úteis
O que trazer para o hospital?
Internação:
Roupas e produtos de higiene pessoal como escova e creme dental, produtos que você utilizará para higiene do cabelo, anti-transpirante e sabonete (se possível, dê preferência ao sabonete líquido).
No setor de Psiquiatria, é proibido a entrada de aparelho de barbear ou outro instrumento cortante, os produtos de higiene pessoal citados acima deverão ser entregues a equipe de enfermagem e serão fornecidos ao paciente no momento do uso.
Maternidade:
A lista da maternidade tanto da mamãe, como a do bebê poderá ser retirada junto ao setor de internação.
UTI:
Produtos de higiene pessoal como escova e creme dental, produtos que você utiliza para higiene do cabelo, anti-transpirante e sabonete (se possível, dê preferência ao sabonete líquido).
Horário de Visitas e Atendimento
Permitem-se visitas todos os dias, com documento de identidade.
Quartos Coletivos: Diariamente das 10h às 20h.
Apartamentos: Diariamente das 10h às 20h.
Berçário: Diariamente das 11h às 11h30 e das 18h às 18h30.
Para a Mamãe é permitido livre acesso das 6h às 21h.
Atenção: Horários especiais para o Papai, Avós, Irmãos e Titios.
Centro Obstétrico
A Mamãe ao ganhar o Bebê tem direito a um acompanhante de sua escolha, e 5 pessoas para assistir o banho do Bebê na sala de parto, depois poderão ir para a maternidade e permanecer por 30 minutos, os outros filhos da mamãe também podem visitá-la.
UTI Neonatal
Nós sabemos o quanto é difícil receber a notícia, que o seu bebê não está pronto para ir para casa, depois de meses de espera.
Na Santa Casa de Misericórdia de Barretos o seu filho encontrará uma completa estrutura hospitalar e uma equipe médica altamente qualificada. A nossa UTI neonatal é referência em nossa região com profissionais especializados em diversas áreas, e por ser equipada e capaz de oferecer toda assistência necessária a esses pequenos pacientes.
Atendemos recém-nascidos clinicamente doente, prematuros de baixo peso e casos de gestações múltiplas. Possuímos um suporte completo para cirurgia neonatal, inclusive cirurgia cardíaca.
O nosso espaço é humanizado, a temperatura é adequada às necessidades dos bebês e a iluminação é controlada para preservar seu período de descanso.
Visitas: Para pais e familiares, diariamente: das 11h às 11h30 e das 18h às 18h30.
O boletim médico aos pais é fornecido diariamente das 11h às 11h30 e das 18h às 18h30.
Fotógrafos na Maternidade
Veja a lista abaixo, das empresas e profissionais capacitados, para realizar serviços de foto e vídeo dentro das dependências da Maternidade da Santa Casa de Barretos.
Jairo Roberto Mathias - 3322-4105/ 17 99109
Jhenifer - (17) 99105-0479 / (17) 3322-8774
Daniel - (17) 99708-2170 / (17) 3043-4133
Registro do Recém Nascido
É realizado o registro de todos os recém-nascidos, antes da alta hospitalar. Colaboradoras dos cartórios do 1º e 2º Subdistritos de Barretos estão todos os dias na maternidade, de segunda à quinta-feira, à partir das 9 horas e na sexta-feira, à partir das 15 horas, e permanecem até o término de todos os registros do dia. A Certidão de Nascimento do Bebê é confeccionada e impressa de forma gratuita.
Documentos necessários para efetuar o registro do recém-nascido:
Se casados - pai e mãe do bebê: certidão de casamento original, CPF de ambos, comprovante de residência, CNS (Cartão Nacional do SUS) da mamãe.
Se não casados - pai e mãe do bebê: RG original ou certidão de nascimento de ambos, CPF de ambos, comprovante de residência, CNS (Cartão Nacional do SUS) da mamãe.
ATENÇÃO: Para registrar o bebê, os pais devem estar presentes na maternidade.
Mamãe em processo de separação ou divorciada, deve apresentar um documento que comprove.
Cartão Nacional do SUS (CNS)
Após o nascimento do recém-nascido é realizado o CNS para todos os bebês que forem registrados, exceto para o recém-nascido sem o registro de nascimento, que nascem e vão para UTI Neonatal e/ou Berçário.
Projeto Mãe Cegonha
A Santa Casa de Barretos prepara as futuras mamães, oferecendo palestras, que são ministradas pela equipe multiprofissional do nosso hospital e, ainda, possuem a oportunidade de conhecer o ambiente onde terão o seu bebê.
Participe!
Os encontros são realizados todas as terças-feiras, quinzenalmente, das 13h15min às 15h30min e das 19h15min às 21h.
Faça já a sua inscrição na UBS que você faz o seu pré-natal e seja bem-vinda aos nossos encontros.
Mais informações: 17) 3321 2500 – Maternidade.
O Pronto Atendimento da Santa Casa de Barretos oferece aos seus pacientes uma equipe multidisciplinar com profissionais qualificados, para o atendimento de urgência e emergência nas áreas de:
• Clínica Médica
• Clínica Cirúrgica
• Ortopedia e traumatologia
• Pediatria
Dispomos de uma área específica para as urgências pediátricas, com retaguarda de Terapia Intensiva, priorizando aspectos técnicos sempre com o atendimento humanizado.
Contamos com um posto de laboratório de análises clínicas, raio X e estamos localizados numa área estratégica do Hospital, com entrada própria, estacionamento fácil para deixar o paciente e atendimento 24 horas.
O atendimento prioriza os casos mais graves. É realizado uma triagem por enfermeiros que seguem a Classificação do Protocolo de Manchester, promovendo mais agilidade e segurança ao paciente, pois o atendimento se dá pela gravidade do quadro clínico, e não pela ordem de chegada.
Informações – (17) 3321-2500