Hospital Escola

 

Residência Médica

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço. O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista.

Estrutura Curricular

Os residentes realizarão atividades teórico/prático em instituições de saúde sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional. O mesmo estará destinado a cumprir um regime especial de treinamento em serviço de 60 horas semanais e receberão uma bolsa o qual valor é definido pela portaria interministerial do Ministério da Educação e Ministério da Saúde.

Residência Médica na Santa Casa de Misericórdia de Barretos

 
A Santa Casa de Misericórdia de Barretos atualmente disponibiliza de 16 vagas de residência médica por ano, com campos de estágios na Fundação Pio XII e nos Ambulatórios de Especialidades Clínica e Cirúrgica (AMEs) e todos os programas de residência são credenciadas na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

O processo seletivo é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, através de Seleção Pública para Residência Médica do Sistema Único de Saúde (SUS/SP).
Abaixo tabela com número de vagas e os programas:

 

Nº VagasProgramas
06Clínica Médica
02Dermatologia
04Ginecologia e Obstetrícia
06Medicina de Emergência
04Ortopedia e Traumatologia
04Pediatria
04Pré Requisito em Área Cirúrgica Básica

 

Pré Requisito em Área Cirúrgica Básica

Apresentação: O programa de Pré Requisito em Área Cirúrgica Básica define-se como o médico que, conhecedor das bases fundamentais da cirurgia, seja capaz de utilizá-las nas execuções de operações nos diversos órgãos e sistemas, incluindo os procedimentos básicos de outras especialidades cirúrgicas.

Com isso deve-se ter o aprendizado teórico e prático dos cuidados clínicos e cirúrgicos, básicos e avançados nas diferentes áreas cirúrgicas, visando a formação no sentido de permitir uma visão global do ato operatório, tanto no sentido técnico como nos cuidados anestésicos e gerais a serem oferecidos.

Objetivos: Formar médicos cirurgiões por meio de treinamento em serviço para atuar em equipe multiprofissional em todos os níveis de atenção à saúde de acordo com os princípios e diretrizes propostas pelo SUS. Ter habilidades e competências para realizações de cirurgias, fazer diagnósticos e tratamentos das afecções cirúrgicas mais comuns e aquisição de conhecimentos para realização de sub-especialidades em cirurgia, além do atendimento de pacientes em ambulatório e enfermaria, unidade de trauma e em terapia intensiva.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 4
Duração do programa: 2 anos
Processo Seletivo: anual


Clínica Médica

Apresentação: Oferece Conhecimentos teóricos e treinamento prático, para que o médico seja capaz de abordar e conduzir com propriedade situações clínicas, no ambiente de medicina interna assim como nas grandes especialidades, do ponto de vista técnico – assistencial, ético e humanístico.
Objetivos: Preparar o médico para exercer a especialidade clínica no âmbito prático. Desta Forma, visa preparar médicos residentes para prática de conceitos gerais da medicina interna.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 6
Duração do programa: 2 anos
Processo Seletivo: anual

Ginecologia e Obstetrícia

Apresentação: É realizado treinamento em assistência integral à saúde da mulher, com ênfase ao período de gravidez e puerpério, diagnóstico e prevenção das doenças femininas, treinamento em cirurgias ginecológicas e obstétricas, onde são fornecidos ensinamentos das especialidades, aspectos éticos e normas de atendimentos ao SUS.

Objetivos: Fornecer ao médico residente formação para atendimento aos casos de previsão, diagnósticos e tratamento das doenças da mulher, em todos os períodos da vida, e em especial no período gravídico-puerperal.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 4
Duração do programa: 3 anos
Processo Seletivo: anual

Pediatria

Apresentação: Visa o treinamento em assistência geral à criança em todas as fases da infância e adolescência acompanhando o seu desenvolvimento e crescimento. Oferece atividades de atuação na recepção do recém-nascido em sala de parto; de acompanhamento do binômio mãe-filho em alojamento conjunto e de condução do aleitamento materno. Capacita o médico no atendimento à criança gravemente enferma. Oferece contato com as especialidades pediátricas. Valoriza os aspectos éticos, a promoção da saúde, a prevenção de doenças.

Objetivos: Oferecer ao médico residente formação para atender a criança sadia e doente objetivando as melhores condições de alcançar o crescimento e o desenvolvimento saudáveis.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 4
Duração do programa: 3 anos
Processo Seletivo: anual

Medicina de Emergência

Apresentação: Preparar um médico qualificado para liderar o atendimento nos diferentes níveis de gravidade em diversas áreas da medicina, tanto clínicas quanto cirúrgicas, incluindo desde o atendimento pré-hospitalar ao atendimento intensivo.

O Médico Emergencista tem experiência técnica e científica assistencial generalista, para atender pacientes de alta a baixa complexidade. Além disso, são estes os profissionais responsáveis pela organização e dimensionamento da rede de atendimento a Urgência e Emergência. A gestão de serviços de emergência é parte curricular da formação do deste profissional, habilitando-o a coordenar um serviço de emergência, planejar seu dimensionamento de acordo com a população atendida e inseri-lo dentro da rede de atenção à saúde local.

Objetivos: Formar médico emergencista humanista, que seja crítico e reflexivo, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, respeitando os princípios éticos e bioéticos. Aprofundar o conhecimento, habilidades e competências na área de Urgência e Emergência nos seus diversos cenários e desenvolver a capacidade de geração de conhecimentos dentro de quatro componentes: técnico, científico, educacional e administrativo.

Formação de líderes que possam influenciar e impactar no atendimento, gerenciamento e planejamento do setor, incluindo a liderança da equipe multiprofissional.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 6
Duração do programa: 3 anos
Processo Seletivo: anual

Ortopedia e Traumatologia

Apresentação: O Serviço realiza atividades de atendimento a pacientes ambulatoriais, internados e de urgência e emergência, consultas, procedimentos ambulatoriais, cirurgias de pequeno a grande porte e aulas.

O Serviço conta com ótimos especialistas em todas as áreas da Ortopedia e Traumatologia, realizando um bom atendimento.

Objetivos: Formar médicos ortopedistas por meio de treinamento em serviço ofertando a prática e a teoria para que possam realizar atendimento de qualidade em todos os níveis de atenção à saúde.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 4
Duração do programa: 3 anos
Processo Seletivo: anual

Contato
Comissão de Residência Médica - COREME:

Email: coreme@santacasabarretos.com
Telefone: 3321-2500 Ramal 640

Horário de atendimento:
8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 horas – Segunda à Quinta-Feira
8h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00 horas – Sexta-Feira