10 de Maio, Dia Mundial do Lúpus

Hoje, 10 de maio é celebrado o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus, ou Dia Mundial do Lúpus.

É uma doença inflamatória crônica de origem autoimune e que pode acometer vários órgãos. O paciente pode apresentar manifestações na pele, principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar. Mas também sintomas como febre, fraqueza, emagrecimento, dores nas articulações, anemia intensa, inflamação na pleura, hipertensão por inflamação nos rins, por exemplo.

Por ser uma doença do sistema imunológico, o paciente pode apresentar alterações nos exames laboratoriais. Isso inclui o exame chamado FAN (fator antinuclear). No entanto, a alteração nesse exame não é diagnóstico da doença. Esse exame alterado tem muita relevância principalmente, quando está em títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos da doença.
Na dúvida, converse com o seu médico.

Dra Ana Beatriz Santos Bacchiega de Freitas é responsável pelo setor de Reumatologia da Santa Casa de Misericórdia de Barretos