Notícias

4 dicas para evitar a infecção de urina

Infecção urinária é qualquer infecção por micro-organismos que acometa o trato urinário. Dependendo da estrutura acometida, a infecção tem nomes diferentes: uretrite (uretra), cistite (bexiga) ou pielonefrite (rins).Ela afeta mais comumente as mulheres por dois fatores principais: tamanho da uretra, cerca de 14 cm mais curta que a dos homens (caminho para a bactéria até a bexiga é menor) e pela uretra da mulher ficar próxima da vagina e do ânus, áreas suscetíveis à proliferação de bactérias
:apontando_para_a_direita: Principais sintomas:
:quadrado_preto_pequeno: Necessidade de urinar frequentemente (em quantidades pequenas);
:quadrado_preto_pequeno: Dor durante a micção e ardor após urinar;
:quadrado_preto_pequeno: Pequenas quantidades de sangue na urina (em alguns casos);
:apontando_para_a_direita: Separamos abaixo algumas dicas importantes que ajudam a prevenir o problema:
  1. Beber bastante água: Pelo menos 2L por dia pois a água ajuda a expelir bactérias presentes na uretra e na bexiga.
  2. Cuidado com higiene pessoal: manter a região do ânus e da vulva sempre limpas (cuidado para não exagerar para não prejudicar a flora vaginal) e passar o papel higiênico da frente para trás, para não carregar bactérias do ânus para a vagina.
  3. Não segurar o xixi, fazer sempre que tiver vontade. Também é indicado urinar após as relações sexuais, pois isso ajuda a eliminar as bactérias presentes no trato urinário.
  4. Atenção às roupas íntimas: Roupas íntimas muito apertadas facilitam a proliferação de bactérias, pois retêm calor e umidade. Tente substituir o uso de absorventes por coletores menstruais. Se não for possível, nos dias em que utilizar absorvente troque-o com frequência.
Atenção, não é comum ter infecção urinária mais de uma vez por ano. Se você teve pelo menos dois episódios em um período de 6 meses ou três ou mais episódios em um período de um ano, é preciso procurar um Urologista que pode indicar tratamentos preventivos com antibióticos.