Notícias

Conheça a Semana Antimanicomial

Nesta semana, celebramos o movimento ocorrido na cidade de Bauru, o Encontro dos Trabalhadores de Saúde Mental (1987), que denunciavam más práticas, um modelo de exclusão e descuido as pessoas em sofrimento mental.

Esse movimento se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

A Santa Casa de Barretos pertence à RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), dispõe de 20 leitos de enfermaria, além de um espaço externo, nosso conhecido “Espaço Terapêutico”. Contamos com uma equipe de profissionais de diferentes áreas: psiquiatria, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, além de uma equipe de enfermagem capacitada a ofertar um atendimento humanizado e singular aos usuários.

Estamos juntos nesta luta, por um modelo de atenção e cuidado pautados na promoção à saúde, respeito e na autonomia aos nossos pacientes. Esses também são nossos valores e nosso compromisso.

Somos o Serviço de Psiquiatria da Santa Casa de Barretos.