| Notícias

Dia Mundial do Rim

No último dia 14 de Março, foi comemorado o Dia Mundial do Rim, e o setor de Nefrologia da Santa Casa realizou ações de conscientização sobre a saúde dos rins, em conjunto com alunos da enfermagem de Barretos. Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo o mundo apresentem doenças renais de várias causas.

Tanto a doença renal crônica como a lesão renal aguda contribuem para o aumento significativo da morbilidade e mortalidade e surgem maioritariamente nos grupos de maior risco que incluem doentes com diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade, doenças auto-imunes ou história familiar de doenças renais.

A doença renal crônica evolui, na maior parte das vezes, sem sintomas associados. Muitas vezes os sintomas só surgem quando os rins já perderam 90% da função, daí a denominação de doença silenciosa.
Pessoas com doenças crônicas como diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou hepática, de idade avançada ou do sexo feminino possuem maior risco de sofrer lesão renal aguda.

A Insuficiência Renal Aguda (IRA) consiste numa diminuição rápida e grave da capacidade dos rins filtrarem e eliminarem os resíduos metabólicos do sangue. Geralmente é tratável e reversível.
Cuide dos seus rins!

Notícias