Diabetes: Aproveite festas sem descuidar da saúde

A Diabetes é causada pela produção insuficiente de insulina ou pela diminuição da sensibilidade dos receptores celulares de insulina. A doença, se não tratada, pode causar o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue) e altas taxas podem levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte.

Ademais, a doença também pode se apresentar de diferentes formas e possui vários tipos, mas com o aparecimento de qualquer sintoma é indicado que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado. Comportamentos saudáveis evitam não somente o diabetes, mas outras doenças crônicas, por exemplo, o câncer.

Vivendo com a doença

A pessoa portadora de diabetes pode continuar sua vida normal, mas sempre realizando o tratamento corretamente e cumprindo a dieta certa. Mas a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis, realizando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando o consumo de drogas, como álcool e tabaco.

E quando se tem algum compromisso, comemoração importante ou uma festa? Sabemos que em eventos assim as pessoas tendem a comer e beber mais e sem culpa, “descuidando” da saúde, e exigindo que pessoas diabéticas tenham uma atenção especial com o organismo.

Desse modo, é indicado que o portador de diabetes esteja atento à sua saúde em dias assim, monitorando sua glicemia e evitando episódios de hipoglicemia (queda do açúcar no sangue) ou hiperglicemia (elevação no açúcar do sangue).

Deve levar consigo a insulina e o aparelho que monitora a glicose, sendo feito três vezes ao dia (em jejum, após o almoço e antes de dormir). Também é indicado que o paciente controle a ingestão de carboidratos e proteínas e se hidrate muito bem.

Se a ocasião for um churrasco, atenção com a quantidade de carne consumida e evite o consumo exagerado de frutas como sobremesa, associando canela ou aveia para retardar ou diminuir a absorção de açúcar no sangue.

Mas atenção, os cuidados devem ser individualizados, em casos de crianças e idosos a quantidade de água no organismo é menor, por exemplo.

Em dias de festa, as pessoas diabéticas não precisam se restringir do cardápio ou de se divertir e ter prazer em comer, mas estar sempre atento aos sinais dados pela doença e ao monitorar a taxa de glicemia.

Fonte: Saúde de A a Z – Ministério da Saúde e Portal Bonde.