Estomaterapia na Santa Casa

O que é:

O tratamento e prevenção de lesões cutâneas é uma especialidade com atenção à saúde das pessoas com feridas agudas e crônicas, complicações em estomias,  feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária, tubos, cateteres e drenos. A Estomaterapia é voltada especificamente para esses cuidados .

Como funciona:

No âmbito hospitalar, o trabalho do estomaterapeuta tem a intenção de melhorar a estrutura e ampliar o atendimento a pacientes que estejam internados ou que recebem alta hospitalar, e que seja portador de lesões de pele, além de buscar inovações no cuidado com o uso de técnicas terapêuticas eficientes, almejando excelência além da redução de custos e do tempo de permanência hospitalar. Os que estão internados e que desenvolvem algum tipo de lesão na pele, trabalhamos na prevenção para que o paciente não venha  desenvolver  lesões por pressão, ferida operatória complicada, feridas crônicas de difícil cicatrização, pé diabético, queimaduras, dentre outras.

A coordenadora do setor de Estomaterapia da Santa Casa, Enfª ET Maria Carolina Arantes Cabrobó Borges, explica que aqueles que são submetidos à cirurgia que necessita uso da bolsa de colostomia, ensinamos o auto cuidado, ajudamos na parte emocional para que o paciente aceite sua nova condição de vida, trabalhamos com as complicações periestomal e também orientamos o cuidador.

A constante atualização de treinamento com a equipe de enfermagem é fundamental para alcançarmos a excelência no tratamento.