Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa

O Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Misericórdia de Barretos compõe a equipe multidisciplinar que atua na recuperação dos pacientes. O setor trabalha em sintonia com os médicos e segue as prescrições para atender às dietas recomendadas de acordo com as necessidades de cada um.

A Nutricionista Coordenadora  Naiara Bernardes nos conta que são servidas  cerca de 1.200 refeições diárias e a equipe  conta com nutricionistas, técnicas e auxiliares na produção e distribuição dos alimentos dentro do hospital, trabalhando em sintonia com o corpo clínico da instituição seguindo as prescrições para atender as dietas recomendadas aos pacientes de acordo com as necessidades deles. Atendemos pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição. A alimentação dos pacientes internados é prescrita diariamente pelos médicos. No caso dos colaboradores, servimos refeições e lanches, conforme o período em que eles permanecem no hospital.

O Lactário da Santa Casa, é a unidade dentro do Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar destinada ao preparo, higienização e distribuição de preparações lácteas e fórmulas infantis  e produção e posicionamento de dietas. Seguindo rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico das formulações preparadas, nele há também a colaboração do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) que realiza visitas regulares, e a Central de Material Esterilizado, que trabalha em parceria com o setor autoclavagem todos os frascos utilizados para envase das fórmulas infantis, aumentando a segurança das crianças que utilizam os serviços.