| Residência Médica

O que é a Residência Médica?

A residência médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a formato de curso de especialização, caracterizado por treinamento em serviço. O Programa de residência médica é cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade e confere ao médico residente o título de especialista.  A expressão “residência médica” só pode ser empregada aos programas que são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Hoje, a Santa Casa de Misericórdia de Barretos disponibiliza 51 vagas por ano, dividas entre 15 programas. A instituição atualmente tem sua gestão realizada pela Fundação Pio XII, diante disso, possibilitando vários campos de estágios nas Unidades do Hospital de Amor, Hospital Infanto Juvenil, Hospital de Amor de Jales, Ambulatórios de Especialidades Clínica e Cirúrgica (AMEs), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Hospital Regional de Bebedouro/SP.

Os residentes realizarão atividades teórico/prático em instituições de saúde sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional. Os mesmos estarão destinados a cumprir um regime especial de treinamento em serviço e receberão uma bolsa a qual tem o valor definido pela portaria interministerial do Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Todos os nossos programas de residência médica são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM e ao término do programa o médico residente recebe um certificado reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação.

Processo Seletivo

O processo seletivo é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, através de Seleção Pública para Residência Médica do Sistema Único de Saúde (SUS/SP), e também realizamos edital interno de alguns programas.

Confira abaixo os programas e o número de vagas:

Cirurgia Geral – 04 vagas
Cirurgia Plástica – 02 vagas
Clínica Médica – 08 vagas
Dermatologia –  02 vagas
Geriatria – 02 vagas
Ginecologia e Obstetrícia – 06 vagas
Infectologia – 02 vagas
Medicina de Emergência – 06 vagas
Nefrologia – 02 vagas
Neurologia – 02 vagas
Ortopedia e Traumatologia – 04 vagas
Otorrinolaringologia – 02 vagas
Pediatria – 06 vagas
Psiquiatria – 02 vagas
Urologia – 01 vaga
Totalizando 51 vagas.

Comissão de Residência Médica – COREME:

Horário de atendimento:
8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 horas – Segunda à Quinta-Feira
8h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00 horas – Sexta-Feira

Cirurgia Geral

Apresentação: 
O programa de Cirurgia Geral é definido como o médico que, conhecedor das bases fundamentais da cirurgia, é capaz de utilizá-las nas execuções de operações nos diversos órgãos e sistemas do corpo humano, incluindo os procedimentos básicos de outras especialidades cirúrgicas.

Com isso, deve-se ter o aprendizado teórico e prático dos cuidados clínicos e cirúrgicos, básicos e avançados nas diferentes áreas cirúrgicas, visando à formação no sentido de permitir uma visão global do ato operatório, tanto no sentido técnico como nos cuidados anestésicos e gerais a serem oferecidos.

Objetivos: 

Formar médicos cirurgiões por meio de treinamento em serviço para atuar em equipe multiprofissional em todos os níveis de atenção à saúde de acordo com os princípios e diretrizes propostas pelo SUS. Ter habilidades e competências para realizações de cirurgias, fazer diagnósticos e tratamentos das afecções cirúrgicas mais comuns e aquisição de conhecimentos para realização de subespecialidades em cirurgia, além do atendimento de pacientes em ambulatório e enfermaria, unidade de trauma e em terapia intensiva.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 4;
Duração do programa: 3 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Cirurgia Plástica

Apresentação:
O cirurgião plástico é um profissional que atua na reparação de órgãos e tecidos para garantir os melhores resultados estéticos e funcionais. Ele deve ter conhecimentos aprofundados em anatomia, fisiologia e técnica cirúrgica, além de consciência da arte. Por atuar nas mais diversas partes do corpo humano, ele precisa de alta capacitação técnica e formação prolongada.

Em sua rotina, esse profissional pode trabalhar em conjunto com colegas de outras especialidades, como oftalmologia, urologia e cirurgião bucomaxilofacial. Por isso, é importante que o cirurgião plástico tenha a habilidade de trabalhar em equipe.

O planejamento, a marcação correta do paciente, o respeito à técnica e preceitos cirúrgicos e o acompanhamento pós-operatório são cruciais para a boa prática de cirurgia plástica.

Objetivos:
Formar e habilitar médicos na área da Cirurgia Plástica com competências que os capacitem a dirimir as situações, os problemas e os dilemas na área da Cirurgia Plástica e dominar a realização dos procedimentos cirúrgicos da especialidade. Valorizar e se responsabilizar por sua educação continuada.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2;
Duração do programa: 3 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Pré-requisito:
Residência Médica na Especialidade de Cirurgia Geral ou Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica, credenciada pela Comissão Nacional de Residência Medica CNRM.

Clínica Médica

Apresentação:
Oferece Conhecimentos teóricos e treinamento prático, para que o médico seja capaz de abordar e conduzir com propriedade situações clínicas no ambiente de medicina interna, assim como nas grandes especialidades, do ponto de vista técnico – assistencial, ético e humanístico.

Objetivos: 
Preparar o médico para exercer a especialidade clínica no âmbito prático. Desta forma, visa preparar médicos residentes para prática de conceitos gerais da medicina interna.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 8;
Duração do programa: 2 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Dermatologia

Apresentação:
A Dermatologia é uma especialidade clínico-cirúrgica que aborda as moléstias que acometem a pele, as mucosas, os cabelos e as unhas. O campo de atuação do dermatologista é amplo e, para uma formação adequada, o médico deve ser qualificado através do ganho de conhecimentos teóricos, e do treinamento prático, incluindo a capacitação para a realização de procedimentos cirúrgicos para diagnosticar e tratar doenças dermatológicas em diversos níveis de complexidade. Recentemente, o programa foi credenciado pela SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Objetivos:
Capacitar o residente a ter uma formação integral em Dermatologia, clínica e cirúrgica, direcionada para as necessidades sociais, individuais e coletivas da população; desenvolver e/ou aperfeiçoar as habilidades de comunicação, as quais são essenciais na relação médico-paciente e contribuir na formação ética, reflexiva, crítica e humanista, elementos essenciais para o bom exercício da Medicina.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2;
Duração do programa: 3 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Geriatria

Apresentação:
Geriatria é uma especialidade que abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra.
Geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas. Ele se torna especialista após ter feito residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ter sido aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da SBGG/AMB. Consulte o site do Conselho Regional de Medicina do seu estado ou a lista nacional de associados titulados pela SBGG para inteirar-se sobre a titulação do seu médico.

Objetivos:
Capacitar médicos a realizar prevenção, diagnóstico e tratamento especializado nas questões de saúde do indivíduo idoso, compreendendo as peculiaridades do processo do envelhecimento e seu aspecto multidimensional.

Prover o treinamento e orientação para avaliar o processo de envelhecimento e ter habilidades e atitudes para atuar na promoção, prevenção, manutenção e reabilitação da saúde do idoso.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2;
Duração do programa: 2 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Pré-requisito:
Residência Médica na Especialidade de Clínica Médica, credenciada pela Comissão Nacional de Residência Medica CNRM.

Ginecologia e Obstetrícia

Apresentação: 
É realizado treinamento em assistência integral à saúde da mulher, com ênfase ao período de gravidez e puerpério, diagnóstico e prevenção de doenças femininas, treinamento em cirurgias ginecológicas e obstétricas, em que são fornecidos ensinamentos das especialidades, aspectos éticos e normas de atendimentos ao SUS.

Objetivos: 
Fornecer ao médico residente formação para atendimento aos casos de previsão, diagnósticos e tratamento das doenças da mulher, em todos os períodos da vida, e em especial no período gravídico-puerperal.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 6;
Duração do programa: 3 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Infectologia

Apresentação:
Infectologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos micro-organismos como vírus, bactérias, protozoários, fungos e príons. A infectologia também é chamada de “doenças infecto-parasitárias” (DIP) ou “moléstias infecciosas e parasitárias” (MIP)

Ao contrário de muitas especialidades médicas, nas quais a atuação se restringe a determinados sistemas orgânicos, a infectologia aborda uma ampla gama de doenças de todos os órgãos e sistemas do organismo. Por isso, o infectologista deve ter uma visão global do paciente, frequentemente exercendo a prática de clínica geral.

Objetivos:
Capacitar o médico especialista no uso de habilidade técnica e emocional, da capacidade reflexiva e adoção de princípios éticos para o diagnóstico clínico e etiológico dos agravos infecciosos e parasitários e seus diagnósticos diferenciais, visando a adoção de condutas clínicas, preventivas e terapêuticas, bem como o treinamento para controle de infecções em serviços de saúde e redução de risco de disseminação de agentes infecciosos na população.

Ensinar a relação entre médico, paciente e meio ambiente e praticar a humanização médica em relação a pacientes, muitas vezes, portadores de doenças crônicas e que possam gerar medo e preconceitos na população em geral.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2;
Duração do programa: 3 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Medicina de Emergência

Apresentação:
Preparar um médico qualificado para liderar o atendimento nos diferentes níveis de gravidade em diversas áreas da medicina, tanto clínicas quanto cirúrgicas, incluindo desde o atendimento pré-hospitalar ao atendimento intensivo.

O Médico Emergencista tem experiência técnica e científica assistencial generalista, para atender pacientes de alta a baixa complexidade. Além disso, são estes os profissionais responsáveis pela organização e dimensionamento da rede de atendimento a Urgência e Emergência. A gestão de serviços de emergência é parte curricular da formação deste profissional, habilitando-o a coordenar um serviço de emergência, planejar seu dimensionamento de acordo com a população atendida e inseri-lo dentro da rede de atenção à saúde local.

Objetivos: 
Formar médico emergencista humanista, que seja crítico e reflexivo, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, respeitando os princípios éticos e bioéticos. Aprofundar o conhecimento, habilidades e competências na área de Urgência e Emergência nos seus diversos cenários e desenvolver a capacidade de geração de conhecimentos dentro de quatro componentes: técnico, científico, educacional e administrativo.

Formação de líderes que possam influenciar e impactar no atendimento, gerenciamento e planejamento do setor, incluindo a liderança da equipe multiprofissional.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 6;
Duração do programa: 3 anos;
Processo Seletivo: Anual e Interno;

Nefrologia

Apresentação:
Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

Objetivos:
Prover conhecimento teórico e prático para o entendimento fisiológico e fisiopatológico e capacitar o profissional médico para a realização de diagnósticos, terapêutica e procedimentos essenciais na área nefrológica. Torná-lo apto para o desempenho da especialidade e ampliar a abordagem na prática de saúde, com competência na área clínica, educação, pesquisa e gestão.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2;
Duração do programa: 2 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Pré-requisito:
Residência Médica na Especialidade de Clínica Médica, credenciada pela Comissão Nacional de Residência Medica CNRM.

Neurologia

Apresentação:
A Neurologia é a especialidade médica que estuda e trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso: cérebro, medula, nervos e músculos. O Neurologista é o médico que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas desse sistema. Fornece o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos. A função do médico neurologista é investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, problemas de memória, distúrbios dos movimentos, crises convulsivas e epilepsia.

Objetivos:
Desenvolver conhecimento, atitudes e habilidades no atendimento de pacientes com sintomas neurológicos e constituir as competências ao diagnóstico e tratamento das afecções neurológicas.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2;
Duração do programa: 3 anos;
Processo Seletivo: Anual Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Ortopedia e Traumatologia

Apresentação:
O Serviço realiza atividades de atendimento a pacientes ambulatoriais, internados e de urgência e emergência, consultas, procedimentos ambulatoriais, cirurgias de pequeno a grande porte. A Instituição é credenciada pela SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia desde janeiro de 2020.

O Serviço conta com ótimos especialistas em todas as áreas da Ortopedia e Traumatologia, realizando um bom atendimento.

Objetivos: 
Formar médicos ortopedistas por meio de treinamento em serviço, ofertando a prática e a teoria para que possam realizar atendimento de qualidade em todos os níveis de atenção à saúde.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 4;
Duração do programa: 3 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Otorrinolaringologia

Apresentação:
O otorrinolaringologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento, clínico e cirúrgico, das doenças dos ouvidos, nariz, garganta e laringe, em cenários de ambulatório, emergência, centro cirúrgico e enfermaria. Por ser um especialista com ampla atuação, as doenças tratadas por ele podem ser desde enfermidades simples, como infecções respiratórias agudas, até quadros mais complexos, como acesso a tumores cerebrais e nasais. Além disso, este especialista é capacitado para realizar cirurgias estéticas e funcionais do nariz, tratamentos dos distúrbios do sono, cirurgias de ouvido e de alterações da voz, e de atender desde neonatos até a terceira idade. Patologias comuns como labirintopatias, perdas auditivas e alergias respiratórias fazem parte do cotidiano da especialidade.

Objetivos: 
Habilitar médicos a adquirir as competências necessárias para realizar diagnósticos, procedimentos diagnósticos, tratamentos clínicos e cirúrgicos na área de Otorrinolaringologia.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2;
Duração do programa: 3 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Pediatria

Apresentação: 
Visa o treinamento em assistência geral à criança em todas as fases da infância e adolescência acompanhando o seu desenvolvimento e crescimento. Oferece atividades de atuação na recepção do recém-nascido em sala de parto; de acompanhamento do binômio mãe-filho em alojamento conjunto e de condução do aleitamento materno. Capacita o médico no atendimento à criança gravemente enferma. Oferece contato com as especialidades pediátricas. Valoriza os aspectos éticos, a promoção da saúde, a prevenção de doenças.

Objetivos:
Oferecer ao médico residente formação para atender a criança sadia e doente objetivando as melhores condições de alcançar o crescimento e o desenvolvimento saudáveis.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 6;
Duração do programa: 3 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Psiquiatria

Apresentação:
Psiquiatria é uma das especialidades da Medicina que é  basicamente responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral.

Objetivos:
Fornecer ao médico residente formação para atendimento humanizado ao paciente psiquiátrico, formular hipóteses diagnósticas; tomar decisões terapêuticas baseadas nas evidências científicas mais atualizadas; orientar pacientes e familiares quanto a psicopatologia.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2;
Duração do programa: 3 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Urologia

Apresentação:
A Urologia é uma subespecialidade cirúrgica, na qual o médico está apto a tratar as doenças clínicas e cirúrgicas de todo o trato urinário e reprodutor.
As disfunções sexuais e miccionais fazem parte da rotina de atendimento urológico, assim como a avaliação da função renal, sendo responsável pelo tratamento da litíase até o transplante renal.

Objetivos:
Formar e habilitar médicos na área da Urologia clínica e cirúrgica com competências que os capacitem a dirimir as situações, os problemas e os dilemas na área da Urologia e dominar a realização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos da especialidade, assim como conhecer as opções não operatórias e desenvolver um pensamento crítico-reflexivo em relação à literatura médica, tornando-o progressivamente responsável e independente.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 1;
Duração do programa: 3 anos;
Processo Seletivo: Anual via Edital da Secretaria de Estado da Saúde – Concurso SUS/SP;

Pré-requisito:
Residência Médica na Especialidade de Cirurgia Geral e Pré –requisito em Área Cirúrgica Básica, credenciada pela Comissão Nacional de Residência.

Notícias