Como saber se devo procurar o pronto atendimento?

Uma dúvida muito comum entre a população é qual lugar procurar em caso de uma doença, emergência ou até mesmo um mal-estar. O Sistema Único de Saúde (SUS) é complexo e formado por uma série de unidades que se complementam e buscam atender as pessoas de acordo com a demanda e de maneira eficiente. Para acabar com essas dúvidas, preparamos um material explicando em quais casos você deve procurar uma Unidade de Saúde de Família e Unidade Básica de Saúde (UBS), ou seja, a que estiver mais perto da sua casa, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ou Hospital.

O primeiro contato da população com o SUS deve ser através de uma Unidade de Saúde de Família ou UBS. Considerada a porta de entrada do cidadão. Elas devem ser acionadas em caso de consultas mediante marcação (consulta agendada) ou pacientes que já chegam com algum sintoma não grave (consultas sem agendamento), vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem, característicos da atenção primária.

Todas as unidades oferecem o atendimento mais completo possível, inclusive, algumas até oferecem serviços como nutrição, acompanhamento psicológico, além de outros atendimentos mais simples.

Este tipo de unidade não oferece tratamentos para emergências, portanto, em caso de um problema grave ou complexo. Nessa situação o paciente deve ir diretamente para UPA ou ligar para o SAMU – 192. Algumas unidades básicas de saúde estão funcionando até as 23 h.

Quando o paciente é examinado em uma UBS e se constata a necessidade de um atendimento emergencial ou com maior complexidade, liga-se para o SAMU e este encaminha o paciente para o local mais recomendado.

Por mais que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) atendam emergências, os pacientes não ficam internados no local. Eles são estabilizados e encaminhados para um Hospital, ou ficam em observação por até 24h ou até receberem alta.

Em situações de emergência que necessitam de internação, cirurgias ou exames mais elaborados, é o Hospital que vai ser capaz de realizar o atendimento. Apenas casos mais complexos e que precisam ser acompanhados devem seguir para os Hospitais, sempre sendo encaminhados da UPA ou pelo SAMU.

O atendimento do Pronto Socorro da Santa Casa de Barretos

A partir do dia 04 de novembro, o Pronto-Socorro Adulto e Infantil da Santa Casa de Barretos passa a atender exclusivamente casos direcionados pelo SAMU ou através da UPA.

Não deixaremos de receber pacientes, apenas faremos atendimentos encaminhados pelos serviços de saúde adequados.

O primeiro atendimento deve ser realizado pela equipe do SAMU ou da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que possui total capacidade e estrutura para realizar o diagnóstico e direcionar para a Santa Casa, caso haja necessidade.

A orientação é do Ministério da Saúde, que direciona aonde os pacientes deverão receber o atendimento médico de acordo com sua gravidade e complexidade, segundo a Portaria n° 386 do Ministério da Saúde.