| Notícias

Quem são os médicos residentes na Santa Casa e o que fazem

De onde vem?
A Santa Casa recebe residentes médicos de vários Estados, como por exemplo, do Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Acre, Paraná, Espirito Santo, Tocantins e de nosso Estado de São Paulo e também de várias faculdades distintas: Universidade de Marília, Universidade de Franca, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, entre outras.

Importante dizer que há uma diferença entre médico residentes e acadêmicos de medicina. O médico residente já se formou em uma faculdade e dará início a uma residência que é uma especialização em uma determinada área. Os acadêmicos são alunos que ainda estão na faculdade e não se formaram. A Santa Casa hoje recebe os alunos da Faculdade Ciência da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, para campo de internato, que é um período que o aluno tem que cumprir em um hospital antes de sua formação, e devido hoje termos a Residência Médica e o Internato, também recebemos alguns alunos de outras faculdades que gostariam de realizar estágio em nossa Instituição assim como médicos residentes procuram nossa Instituição também para realização de estágio.

Na atual gestão, a Residência Médica na Santa Casa de Misericórdia de Barretos teve início em março de 2016 com 4 programas de residência, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria e no ano de 2017 foi aprovado o credenciamento do programa de Ortopedia e Traumatologia, sendo também credenciado no ano de 2018 o programa de Dermatologia. Desta forma atualmente a Santa Casa de Misericórdia de Barretos possui no total de 07 programas de residência médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM, qual nos permite emitir certificado de conclusão dos programas de residência reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC.

Para entrar em um dos nossos programas de residência médica é preciso participar do processo seletivo realizado pela Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo. Este processo seletivo é muito concorrido e conhecido como a “ Prova do SUS – SP”. O processo seletivo é regido por um edital, onde em determinada data e mês é realizado uma prova e após divulgação da lista de classificação esses candidatos são convocados para realizar sua matrícula de acordo com sua escolha, ou seja, o processo seletivo é classificatório, sendo o candidato convocado em determinada data e mês para o que chamamos de “Escolha”, onde candidato de acordo com sua classificação poderá escolher dentre as Instituições que participam deste processo seletivo para realizar a sua Residência Médica.

Notícias