| Sobre Nós
Nascimento da Santa Casa de Misericórdia de Barretos
A história da Santa Casa da Misericórdia de Barretos tem início em 17 de janeiro de 1917, quando alguns líderes locais reuniram-se na residência do padre José Martins, vigário da paróquia na época, buscando por ajuda para construção do primeiro hospital da cidade. Ainda nesta reunião, foi criada uma comissão para o direcionamento do projeto, incluindo a arrecadação de fundos.
Solenidade de lançamento da pedra fundamental foi no dia 30 de junho de 1918 com a presença de diversas autoridades e de duas bandas de música
Em 13 de agosto de 1917, outra reunião foi realizada pela comissão. Desta vez, com o objetivo de determinar qual seria o local que abrigaria a instituição. O terreno escolhido foi a quadra entre as avenidas 23 e 25 e ruas 28 e 30, que pertencia à Diocese e passou-o em doação ao município, sob autorização do bispo D. José Marcondes Homem de Melo. Em 4 de abril de 1918, foi assinado o contrato de construção e em 30 de junho do mesmo ano, iniciaram-se as obras. A inauguração do hospital aconteceu em 03 de abril de 1921. O edifício contava com 2 salas de enfermaria e 12 leitos. O primeiro paciente atendido foi o Sr. Aníbal Calabrez.
Transformação e Excelência
A partir de então, o hospital passou por uma sucessão de ampliações e reformas, ganhando o seu formato atual. Hoje, a Santa Casa da Misericórdia de Barretos conta com 211 leitos e oferece atendimento à população como o hospital de referência do DRS V (Departamento Regional de Saúde), que engloba 18 municípios. É um hospital de grande porte, com qualificação para atendimento de média e alta complexidade, incluindo cirurgia cardíaca, hemodinâmica e neurocirurgia.
Desde novembro/2016 a instituição é administrada pela Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Amor, que implantou a mesma filosofia em humanização do atendimento e excelência nos serviços prestados. Com corpo clínico de alto nível, também funciona como hospital-escola em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos “Dr Paulo Prata” – FACISB.
Linha do Tempo
1917
Start do projeto
1918
Início da construção
1921
Inauguração da Santa Casa
1936
Pavilhão Titinha Franco
1967
Pavilhão Hussein Genha
1988
Modernização
2013
Intervenção MPF
2016
Início gestão Fund. Pio XII
Em 2018, a Santa Casa de Barretos aderiu o programa ‘’Hospital Amigo do Idoso’’. O Selo do Idoso em Hospital é uma iniciativa governamental que visa garantir um atendimento adequado e humanizado aos pacientes idosos em estabelecimentos de saúde, como hospitais, clínicas e unidades de saúde. Esse selo pode variar de nome e características em diferentes países ou regiões, mas o objetivo geralmente é o mesmo.
No mesmo ano, foi constituído um comitê gestor e assistencial, de acordo com as diretrizes do Portal Amigo Idoso, e foram implementadas novas práticas de atendimento aos pacientes da 3ª idade, além do estabelecimento de um cronograma de ações eletivas e obrigatórias.
O cronograma é organizado anualmente, com o apoio da equipe multidisciplinar da instituição. As ações promovidas pela organização englobam os pacientes 60+, acompanhantes e colaboradores envolvidos. Com esta iniciativa, busca-se valorizar a autonomia e a independência dos pacientes idosos, integrando-os plenamente na sociedade. No dia 26 de Junho de 2023, A Santa Casa de Barretos, com muito amor e dedicação, alcançou o selo pleno ‘’Hospital Amigo do Idoso’’ – o maior em excelência.
Obtenção do Selo Inicial 08/08/2018
Obtenção do Selo Intermediário 04/07/2019
Obtenção do Selo Pleno 26/06/2023
Oferecer assistência em saúde e campo para ensino e pesquisa de forma qualificada e humanizada.
Ser reconhecida pela excelência na prestação de serviços de saúde, com ênfase na humanização ao paciente, tornando-se um hospital escola de referência regional, com compromisso social e sustentabilidade.
Amor, Humanização, Honestidade, Humildade, Ética, Respeito, Comprometimento, Trabalho em Equipe, Responsabilidade Social.
Doações
A Santa Casa de Misericórdia de Barretos conta com a ajuda de diversos setores na iniciativa privada na busca de doações. Várias campanhas, atividades e eventos são realizados, pedindo a participação das comunidades e das empresas, em prol do nosso Hospital.
Notícias
Santa Casa de Barretos realiza primeiro transplante cardíaco
Coração doado veio do Rio de Janeiro e salvou a vida de um paciente com insuficiência cardíaca...
Médicos realizam primeiro transplante de coração em Barretos
Matéria publicada pelo site O Diário Data: 9 de setembro de 2024
Pesquisa de médicos da Santa Casa de Barretos é publicada no “New England Journal of Medicine”
Matéria publicada pelo site Guaíra News Data: 19 de agosto de 2024