Conferência Materno-Infantil atualiza profissionais da saúde sobre tratamento humanizado

Palestras e oficinas práticas discorreram sobre o direito médico, ginecologia, obstetrícia, neonatologia e pediatria

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem entre outros profissionais ligados à saúde de Barretos e região participaram da segunda edição da “Conferência Materno–Infantil”, no IRCAD América Latina, na terça-feira, 19 de dezembro.

“Neste ano falamos principalmente sobre a alta responsável e a transição segura do paciente, fazendo menção à todas as unidades básicas de saúde e a Santa Casa de Barretos. É muito válida a interação dos profissionais de saúde, pois resultou na troca de informações relevantes para o tratamento, bem-estar e a qualidade de vida do paciente e da comunidade em geral”, confirmou Aryadne O’neil, coordenadora da Conferência e enfermeira obstetra da Santa Casa de Barretos, gerente do Complexo Materno-Infantil.

Ainda de acordo com a coordenadora Aryadne, em uma das oficinas foi abordado temas ligados a ginecologia e a obstetrícia, que atualizou o protocolo de distúrbio e hipertensivo na gestação.

“A oficina de neonatologia e pediatria envolveu a reanimação, recepção e os cuidados do alojamento em conjunto, na oficina de gestão de direito médico, foi esclarecido sobre a barriga solidária e o abordo legal, que são temas conflitantes da obstetrícia, mas que precisam ser esclarecidos, para que os direitos da comunidade sejam respeitados”, finalizou.

A conferência foi realizada pelo Complexo Materno-Infantil da Santa Casa de Barretos, que é referência na gestão de alto risco pelo DRS XV – Departamento Regional de Saúde, da Secretaria de Estado, responsável por 19 cidades do interior do estado de São Paulo.

Fotos: Fábio Carvalho

PARCERIA COMUNICAÇÃO