Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Dia 15 é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES).

Como “Hospital Amigo do Idoso”, nosso intuito nesse dia é informar, prevenir, sensibilizar e combater as diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. A violência contra a pessoa idosa, em suas diversas manifestações, é um dos maiores obstáculos para a plena realização de um estado democrático e atinge profundamente a dignidade da pessoa humana. O Brasil possui um conjunto de leis – como o Estatuto do Idoso –, além de dispositivos e ações interdisciplinares que promovem o envelhecimento saudável e asseguram o cumprimento de direitos garantidos por lei; participação social e cuidados de atenção especial à saúde.

A Santa Casa de Misericórdia de Barretos é certificada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo como “Hospital Amigo do Idoso”, e foi credenciada em 2018 com o Selo inicial Amigo do Idoso, e posteriormente alcançamos o  selo intermediário “Hospital Amigo do Idoso” que faz parte do programa “São Paulo Amigo do Idoso”, do Governo do Estado.
O comitê gestor do programa é formado por uma equipe multidisciplinar do Hospital e que tem como missão, estimular ações que promovam boas práticas assistenciais voltadas ao público idoso.

Após um período de atividades afetadas pela pandemia, um novo comitê foi criado para desempenhar as atividades direcionadas à melhor idade! O Selo é um importante reconhecimento e incentivo para continuarmos nossa assistência para o olhar ao Idoso, sermos referência assistencial que valoriza, preserva a autonomia e independência dos idosos.

Demonstre seu amor por eles nesse dia em especial, e lembre-se: Marcas, somente as do tempo.