Neurocirurgião da Santa Casa de Barretos aprova utilização de óculos de realidade estendida em cirurgia

Pela primeira vez, o dr. Tiago Andrade e sua equipe utilizaram esse tipo de tecnologia em um procedimento cirúrgico

O software ‘Vholom’, junto aos óculos de realidade estendida, teve sua utilidade comprovada pelo neurocirurgião da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, dr. Tiago Andrade de Oliveira e Silva, após o procedimento cirúrgico de artrodese na coluna do paciente, um homem de 65 anos, realizado na segunda-feira, 29 de abril.

O programa foi desenvolvido pelo tecnólogo e coordenador em radiologia de todas as unidades administradas pelo Hospital de Amor, Kelvin Luan Bueno, e pelo engenheiro e arquiteto de software Nikson Leonard Ferraz, com apoio do HARENA, um centro de inovação que atua em projetos de saúde.

“O Vholom é fantástico, eu já tinha uma expectativa e ela foi totalmente superada. É um paradigma novo dentro da neurocirurgia. Graças ao programa, com os óculos de realidade estendida, durante a operação, eu tive acesso ao volume da coluna do paciente, inclusive o local das incisões”, explicou dr. Tiago.

Ainda de acordo com o neurocirurgião, “há pontos do software que precisam ser melhorados, como o ajuste na imagem para fixar junto ao paciente. O modelo da imagem poderia ficar mais transparente durante a cirurgia, porém, já existe um grande diferencial, me refiro à viabilidade econômica dessa tecnologia. É algo viável, ideal para quem trabalha, como eu, com a saúde pública pelo SUS”.

O coordenador em radiologia, após a validação do Vholom, agradece a todos os apoiadores do programa que armazena e gera imagens holográficas, conforme as informações obtidas do paciente, para os óculos de realidade estendida. “Estou com aquela sensação de dever cumprido. Agradecemos muito ao dr. Tiago e à sua equipe que estiveram neste procedimento cirúrgico, e aos profissionais do HARENA, o centro de inovação que busca novas formas de levar a tecnologia à saúde pública, pois foi lá que a startup nasceu e, desde então, sempre nos auxiliaram”, explicou Kelvin.

“Antes da cirurgia, estávamos apreensivos, mas após o término dela e com o feedback positivo do dr. Tiago e de sua equipe, ganhamos aquele gás para melhorarmos cada vez mais a performance do Vholom”, finalizou o engenheiro e arquiteto de software Nikson Leonard Ferraz.”

Fotos: Tamires Furniel

PARCERIA COMUNICAÇÃO