Santa Casa viabiliza visita de criança ao paciente hospitalizado

O Serviço de Psicologia da Santa Casa avalia e acompanha crianças de 5 a 12 anos para visita ao familiar hospitalizado. A proposta é avaliar em parceria com a enfermagem e a equipe médica cada caso, para que a situação seja conduzida de forma que não ofereça nenhum risco à saúde física e mental da criança.

Essa ação tem o objetivo de promover ao paciente melhor manejo da hospitalização, a visita de uma criança possibilita estímulos a sensação de felicidade e bem estar ao paciente, muitas vezes contribuindo para menor tempo de internação, já que a criança é parte da relação familiar, social e emocional desse paciente, por isso é importante sua participação nesse momento, auxiliando na busca de recursos de enfrentamento e oferecendo também ao paciente, a oportunidade de se despedir caso a recuperação física não aconteça.
Os setores do Hospital que são possíveis a avaliação da psicologia para a visita são: UTI Adulto e Enfermarias da Clínica Médica; Pediatria, UTI Neonatal e UCINCO. e o horário agendado com o responsável pela criança e o psicólogo responsável do setor.

Há diversos relatos de familiares sobre comportamentos que as crianças apresentam devido à separação do familiar internado, dentre os mais citados estão: agressividade, choro constante, recusa em ir para escola, dificuldade para dormir, nível significativo de ansiedade e tristeza. Para a criança, a visita permite que ela sinta parte do momento doença e hospitalização que a família vivencia, muitas vezes contribuindo para melhor elaboração das fantasias que a hospitalização pode gerar em seu aspecto mental, diante disso, esta se torna emocionalmente preparada para essa vivência, assim como a família, que passa a lidar melhor com os sentimentos e questionamentos.