Nova diretriz para o atendimento no P.S. é apenas para a cidade de Barretos?

Tem havido muita dúvida sobre o acesso ao pronto socorro da Santa Casa. Assim, é importante esclarecer algumas dessas dúvidas.

O pronto socorro da Santa Casa de Barretos é “referenciado”. O que significa isso? O pronto socorro é dito “referenciado” quando atende somente pacientes encaminhados de outras unidades de atendimento, como a UPA, o SAMU, prontos-socorros de outros hospitais, etc. Ou seja, o paciente não pode procurar diretamente o pronto socorro referenciado. Ele deve procurar a UPA, UBS, SAMU, etc. e de acordo com a avaliação médica, se necessário, é transferido para o pronto socorro da Santa Casa.

Esse sistema não é uma invenção da Santa Casa. Faz parte de regulamentação pelo Ministério da Saúde (Portaria nº 1.600, de 07/07/2011). A Santa Casa fazia esse atendimento direto. Mas quando a UPA de Barretos foi aberta em 01/02/2016, essa função passou a ser da UPA. Inclusive, os recursos que a Santa Casa recebia para isso foram transferidos para a UPA quando houve essa mudança.

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e o Hospital de Base de São José do Rio Preto são exemplos de hospitais referenciados como a Santa Casa de Barretos. Ou seja, essa mudança não é apenas para a cidade de Barretos.