| Notícias

Programa ‘Trilha da Maternidade’ é implementado para colaboradoras e esposas de colaboradores da Santa Casa de Barretos e Hospital de Amor

Equipe multidisciplinar do hospital orienta gestantes desde o início da gestação, acompanhando parto, amamentação, puerpério e outros aspectos da maternidade

 

A “Trilha da Maternidade” entrou em atividade na Santa Casa de Misericórdia de Barretos, um programa que auxilia no cuidado com a mulher durante a gestação, o parto e o puerpério, atuando na orientação para prevenção em todas as fases do processo da maternidade, especialmente voltado às colaboradoras e esposa de colaboradores do hospital.
O primeiro encontro do projeto aconteceu no final de janeiro (29), no Centro de Reabilitação do Hospital de Amor de Barretos e reuniu também mulheres que estão programando sua gravidez e querem entender melhor todas as etapas até o pós-parto.
A médica dra. Lorena Costa Oliveira Aparício, pediatra neonatologista e responsável pela Maternidade e pelo segmento infantil da Assistência Médica da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, explicou que a ‘Trilha da Maternidade’ oferecerá palestras e atividades práticas, abordando temas como os primeiros meses da gravidez, o parto, os cuidados com o recém-nascido e a saúde física e mental da mulher no pós-parto.
“A gestante será preparada para uma fase complexa, que envolve um misto de medo, ansiedade e muitas novidades. Queremos capacitá-la para que cuide da melhor maneira do seu bebê”, ressaltou dra. Lorena. Ainda segundo a pediatra, o projeto tem um foco preventivo, aproximando a equipe médica multidisciplinar das gestantes.
A “Trilha da Maternidade” conta com uma equipe de execução e apoio multidisciplinar, incluindo pediatra, fonoaudióloga, enfermeira obstetra, técnica em enfermagem, nutricionista materno-infantil e fisioterapeuta.
A programação é de que os encontros da ‘Trilha’ aconteçam mensalmente, sempre às quintas-feiras da última semana do mês, em um primeiro ciclo de nove meses. Para participar, a gestante deve estar no início do pré-natal e ser colaboradora ou esposa de colaborador da Santa Casa de Barretos ou do Hospital de Amor. A própria equipe do projeto identifica as mulheres e faz o convite, inserindo a gestante na “Trilha”.

 

Fotos: Divulgação

 

Notícias