Santa Casa de Barretos conclui projeto Lean do Ministério da Saúde

Hospital adotou a metodologia proposta pelo Ministério da Saúde para assegurar fluxos contínuos, racionalização do tempo e qualidade nos serviços prestados

Na última semana, líderes de setores da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, sob coordenação do Time GAPE (Gestão de Alta Performance em Emergência), celebraram junto aos consultores, o encerramento do projeto “Lean nas Emergências”, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI/SUS.

O Lean se desenvolve de maneira colaborativa entre os hospitais Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência (BP), Hospital Sírio-Libanês (HSL) e Hospital Moinhos de Vento (HMV), com o Ministério da Saúde. Aplicado na Santa Casa de Barretos por cinco meses consecutivos, entre visitas presenciais e reuniões online com objetivo que vai desde a revisão de processos administrativos até a redução de riscos à saúde de pacientes e profissionais de saúde, com otimização dos fluxos de atendimento, utilizando a metodologia Lean Healthcare.

Coordenadora do Escritório de Qualidade da Santa Casa, Claudia Alves de Oliveira comentou que “os resultados da adoção do Lean puderam ser vistos já na aplicação do projeto, pois impactam diretamente a relação com pacientes e profissionais da saúde, de maneira bem positiva”, diz ela. E complementa “estamos sempre buscando, na Santa Casa, realizar benchamarking com instituições públicas ou privadas para avançar na busca pela qualidade no atendimento de maneira integrada em todos os setores do hospital, um trabalho contínuo que tem frutos percebidos pelos pacientes e familiares de pacientes que por aqui passam”, finaliza.

A Santa Casa de Misericórdia de Barretos é o hospital referência de atendimento para 19 municípios da região. Atualmente tem gestão da Fundação Pio XII.

PARCERIA COMUNICAÇÃO

Luciana Gomes