Santa Casa

Conheça a Santa Casa

 

A história da Santa Casa de Misericórdia de Barretos iniciou-se em 1918, quando algumas pessoas procuraram o padre José Martins, que era pároco em Barretos, e pediram ajuda para construir um hospital.

O padre se propôs a doar o terreno, onde hoje está localizada a Santa Casa e que pertencia à Igreja. Ele pediu licença ao bispo da diocese de Jaboticabal, à qual Barretos pertencia naquele tempo, que prontamente concedeu o terreno para que fosse construída a obra.

Pessoas da comunidade iniciaram uma coleta de doações, viabilizando o início da construção da Santa Casa de Barretos. No dia 09 de Janeiro de 1921, a Santa Casa abriu as suas portas e o primeiro paciente internado foi Anibal Calabrez, no dia 3 de abril, do mesmo ano.

Iniciou-se os atendimentos com duas enfermarias e 12 leitos.

Hoje, o hospital atende com 335 leitos. O Pronto Socorro chega a registrar uma média de 400 atendimentos por dia. Foram várias reformas em todos os setores. Nos últimos anos, foram reformados o centro cirúrgico, a maternidade, o pronto socorro, o terceiro andar e a UTI. Uma das maiores evoluções é o setor de diagnósticos, que permite aos médicos uma elucidação dos casos com maior rapidez, ajudando a salvar mais vidas. Os pacientes encontram laboratórios e equipamentos que permitem exames rápidos, eficientes e seguros, como tomografia computadorizada, ultrassom e ressonância magnética.

A Santa Casa de Misericórdia de Barretos oferece atendimento à população como o principal hospital geral da 13ª Região Administrativa do Estado. Atende 18 municípios, serve 2.700 refeições todos os dias, realiza mais de 150 partos / mês e realiza cerca de 12.300 atendimentos  em um único mês.

Situada no centro da cidade de Barretos, “o seu hospital” não mede esforços para um atendimento seguro e de qualidade.

 

Gestor

Henrique Prata
20126/2017